As equipas da Académica, Botafogo e Vulcânico, sérios candidatos ao título regional, iniciaram os trabalhos preparativos para a época futebolística 2015/16, enquanto o Spartak, campeão regional em título, tem agendado o início da preparação para esta semana.

Das três equipas que já iniciaram os trabalhos, a Académica e o Vulcânico foram as que mais reforçaram o respetivo plantel e tanto uma como a outra equipa foram buscar jogadores na equipa do Spartak, que perdeu um lote considerável de jogadores, incluindo o próprio capitão, que se transferiu para Académica.

Além do Spartak, outra equipa que, à semelhança do ano passado perdeu vários jogadores, é a de Valência, cujos jogadores foram para as equipas com maior destaque.

O Botafogo, que há vários anos não conquistou o título, apostou mais nos jogadores jovens para esta nova época futebolística que arranca no primeiro fim-de-semana de Outubro com a realização do torneio de abertura.

As equipas de União de São Lourenço, Juventude e Valência ainda não iniciaram a preparação para a nova temporada futebolística.

Nos Mosteiros, no último fim-de-semana, o vereador do Desporto da edilidade local, Fábio Vieira, reuniu-se com dirigentes de clubes federados, nomeadamente Cutelinho e No Pintcha, do primeiro escalão e Grito Povo e Atlético, do segundo escalão, e com a Associação Regional de Futebol do Fogo, para reflexão sobre a nova época.

A calendarização das provas, a utilização do estádio municipal Francisco José Rodrigues, e o apoio da edilidade para os clubes federados do município para a nova época futebolística foram discutidos no encontro.

O Cutelinho, a única equipa dos Mosteiros com um título regional conquistado em 2003, tinha programado uma assembleia para o final de semana para programação da época.

Em relação ao torneio de abertura, o presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Fernandes Pires, disse que para a prova não é obrigatória a participação de todas as equipas, indicando que o torneio pode ser promovido pelas próprias equipas.

Para o segundo fim-de-semana de Outubro, a direção da associação tem agendado uma assembleia-geral com todos os clubes federados do primeiro (10) e do segundo (10) escalões para aprovação das atividades, assim como a fixação da data para eleição dos novos órgãos da entidade que gera o futebol na ilha, sendo certo que o atual presidente vai-se recandidatar a mais um mandato.

Quanto à única equipa de Santa Catarina (Baxada), que participa nas provas regionais do primeiro escalão, não foi possível contactar os seus dirigentes para saber do início ou não dos trabalhos preparativos.