Os dirigentes desportivos na ilha do Maio aguardam com “muita expectativa” a conclusão, durante este ano, da segunda fase do estádio municipal, conforme o anúncio feito pela edilidade.

De acordo com o plano de actividades da autarquia maiense para este ano, a conclusão do estádio municipal do Maio, que foi construído entre 2007/2008 e que durante estes anos vinha aguardando a conclusão da segunda fase, é prioridade da atual equipa camarária, o que está a deixar os dirigentes desportivos “expectante” quanto à sua conclusão.

Segundo o treinador da equipa do Académico 83, Fernando Jorge da Graça, esta decisão veio em boa hora, tendo em vista que isso vai proporcionar tanto ao público que semanalmente se desloca ao estádio, assim como aos atletas melhor conforto e melhores condições de trabalho, bem como trazer mais dignidade ao futebol na ilha.

"Tendo um balneário e outras condições, isso vai acabar por motivar ainda mais nós que somos dirigentes desportivos, bem como os atletas", frisou, lembrando que isso também vai contribuir para que a equipa campeã receba “com mais dignidade” os seus adversários no campeonato nacional de futebol.

Hércules Frederico, membro da direcção da equipa de Barreirense, também defende a mesma opinião e acrescenta que a ilha já devia ter esta infra-estrutura com “melhores condições”, tanto para o público como para os atletas que, conforme avançou, não dispõem de um balneário para se equiparem quanto mais uma casa de banho.

"Esperamos que venhamos a ter um estádio de qualidade, porque merecemos, os nossos atletas também merecem, por forma a que venhamos a ter um futebol ainda de mais qualidade", notou.

Aquele membro lembrou ainda que a sua comunidade está a aguardar com “muita expectativa” a construção de um campo de treino relvado na vila de Barreiro, segundo prometeu a edilidade durante a campanha eleitoral, porque, na sua opinião, um estádio relvado é “insuficiente” para sete equipas da primeira divisão treinar durante a semana.

Por seu lado, Alécio Furtado também defende a mesma opinião e vai mais longe, dizendo que a conclusão do estádio era algo que já devia ter sido feito pela equipa camarária anterior, pelo tempo que esta infra-estrutura foi construída. Todavia disse que este anúncio da edilidade é “muito bem recebido”, pelo que, disse, está a aguardar com “muita expectativa” a sua conclusão.

"Estamos certo que com a sua conclusão vamos ter mais público no campo, visto que esta vai proporcionar mais condições e mais atracção e com isto o nosso futebol vai ganhar, a associação regional de futebol vai ter mais lucro na venda de bilhetes e os nossos jogadores vão ganhar mais conforto e segurança", sustentou.

Conforme aquele dirigente, a falta de condições no estádio tem sido motivo de “muitas críticas” por parte das equipas e dirigentes das equipas campeãs regionais das outras ilhas que se deslocam à ilha do Maio, durante o campeonato nacional. Por isso espera que esta intervenção venha a mudar este cenário e contribuir para melhor imagem da ilha neste aspecto.

A mesma opinião tem os dirigentes das outras equipas, tanto da primeira como da segunda divisão, que afirmam estar a aguardar com “muita expectativa” a conclusão desta infra-estrutura.