O jogo entre o Vulcânico e a Académica, calendarizado para domingo, no estádio 5 de Julho, em São Filipe, constitui o destaque da oitava jornada, a penúltima da primeira volta, do campeonato regional do primeiro escalão.

As duas equipas ainda não averbaram derrotas no campeonato regional, com a vantagem para a formação da Académica que conseguiu o pleno de vitórias em sete partidas já disputadas sem sofrer golos. A equipa tem vantagem de dois pontos sobre o Vulcânico que, em sete partidas realizadas, conseguiu seis vitórias e um empate.

Para além do posicionamento das duas equipas na tabela classificativa, as partidas entre estas duas equipas são sempre importantes devido à “rivalidade” de décadas. Com efeito, as equipas prepararam-se para o duelo que fecha a oitava jornada do campeonato regional do primeiro escalão.

Para além desta partida, o Botafogo, terceiro colocado, recebe o Spartak, sétimo classificado, sendo que o Botafogo entra a pensar nos três pontos para encurtar a distância em relação a Académica e Vulcânico.