A seleção de futebol da Ilha do Fogo goleou esta terça-feira a seleção dos EUA (Diáspora),  por 4-0,  no segundo jogo da terceira jornada do grupo B do Torneio Inter-ilhas e reparte o primeiro lugar com a de S.Vicente.

Numa partida muito movimentada, a seleção do Fogo mostrou-se superior à seleção adversária durante os 90 minutos do jogo e obteve assim uma vitória folgada que lhe dá alguma tranquilidade para a passagem às meias-finais.

No primeiro tempo, a seleção do Fogo marcou por três vezes, por intermédio de Adérito, aos 17, Kevin, aos 29, através de um livre direto, em que o guarda-redes Smoke foi mal batido, e por Platini, aos 41 minutos, numa jogada de contra ataque.

O melhor que a formação da diáspora fez na primeira metade foi levar uma bola à barra, por Zanzam, aos 26 minutos, e um remate de Bebeto, isolado, para fora, desperdiçando assim uma boa oportunidade para marcar.

Na segunda parte, o jogo continuou com a mesma toada e com algum equilíbrio entre as duas formações, com a seleção da Diáspora a procurar o golo, mas sem sucesso.

Quem viria a marcar seria a seleção do Fogo, fortemente apoiada pelos seus adeptos, por intermédio de Dany, na cobrança de um livre à entrada de área.

No final da partida, o treinador Borja mostrou-se satisfeito com o jogo e com o resultado, afirmando que a equipa está mais perto de conseguir o objetivo de passar à fase seguinte.

Para o próximo jogo, nos Mosteiros, frente a já eliminada seleção da Brava, Borja adianta que o objetivo será o mesmo, isto é, jogar para ganhar. Já o treinador da selecção da Diáspora, Betinho, reconheceu a superioridade da formação do Fogo que, segundo ele, «estava mais fresca e conseguiu um bom resultado».

Este disse que o torneio é desgastante, já que a sua equipa jogou por três vezes, em quatro dias, e com alguns jogadores fundamentais lesionados e castigados e, por isso, não podia fazer mais nada.

Apesar de ainda lhe faltar mais uma partida, Betinho considera que será de mero cumprimento do calendário, já que a sua formação não tem mais possibilidades de chegar às meias-finais, que era o objetivo da seleção da Diáspora.