Joaquim Coutinho chegou à Polónia há seis anos e nunca mais regressou. Mas ao contrário de muitos emigrantes portugueses, Joaquim não veio atrás de dinheiro e sim do coração.

Casado e já com um filho, Joaquim está completamente adaptado à Polónia e não pensa em regressar a Portugal. Bruno, de quatro anos, cresceu entre dois mundos, mas no futebol a sua escolha inclina-se para a seleção das quinas.

O SAPO Desporto encontrou Joaquim Coutinho no treino da seleção nacional em Varsóvia e procurou saber como estão os polacos a viver a experiência do Euro2012. Apesar das naturais expetativas quanto à fase final do Europeu na Polónia os assuntos na ordem do dia são a construção dos estádios de futebol e os atrasos na remodelação das redes de transportes.

A Polónia aproveitou a coorganização do Euro2012 com a Ucrânia para modernizar as suas infraestruturas mas os polacos ainda não viram resultados práticos.

Para Joaquim, a Polónia é um país com grande margem de crescimento por estar estrategicamente localizada no centro da Europa.