A Comissão Europeia e a UEFA lançaram hoje uma campanha de informação para os adeptos que se deslocarem ao Europeu de futebol de 2012, mas o apoio jurídico aos consumidores aplica-se somente à Polónia, e não à Ucrânia.

Embora o “quartel-general” da seleção portuguesa de futebol seja na Polónia, Portugal vai disputar todos os (três) jogos da fase de grupos - contra Alemanha, Dinamarca e Holanda – no outro país coorganizador do evento, a Ucrânia, onde os adeptos/consumidores não estarão tão protegidos nem aconselhados, dado o país não pertencer à União Europeia.

Em nota divulgada em Bruxelas, o executivo comunitário aponta que, à luz da iniciativa, lançada pelo comissário com a pasta do desporto, John Dalli, e pelo presidente da UEFA, Michel Platini, passa a estar disponível a partir de hoje um «sítio de Internet» que oferece conselhos práticos sobre «a melhor forma de preparar a viagem e sobre o que fazer em caso de problemas em matéria de direitos dos consumidores durante a estada na Polónia ou já depois do regresso».

Também estará disponível uma linha de informação para os consumidores, aberta de 01 de junho a 31 de julho de 2012, a fim de responder às questões de direitos dos consumidores que os adeptos possam ter durante a estada na Polónia, Estado-membro da União Europeia, contando-se entre os potenciais problemas atrasos nos voos, bagagem extraviada ou serviços de hotelaria que não correspondem exatamente ao apresentado na altura da reserva.