O “capitão” Cristiano Ronaldo vai tornar-se hoje o terceiro jogador luso a representar a seleção portuguesa de futebol numa quinta fase final de uma grande competição, juntando-se a Figo e Nuno Gomes.

Titular face à Alemanha, em Lviv, na Ucrânia, o jogador do Real Madrid vai cumprir o seu 20.º encontro em fases finais, depois de ter disputado seis jogos no Euro2004, outros tantos no Mundial2006, três no Euro2008 e quatro no Mundial2010.

Figo e Nuno Gomes também disputaram cinco fases finais consecutivas, o ex-jogador de Sporting, FC Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão de 1996 a 2006 e o atual avançado do Sporting de Braga de 2000 a 2008.

Recordista de internacionalizações “AA” (127), Figo é também o jogador com mais jogos em fases finais: soma 24, para um total de 2.014 minutos.

Cristiano Ronaldo, que cumpre hoje a 91.ª internacionalização “AA”, vai, por seu lado, reforçar o segundo posto do “ranking”, deixando para trás Nuno Gomes e Ricardo Carvalho, ambos com 18 jogos.

Se o “7” luso vai jogar numa quinta fase final, João Pereira, titular no lado direito da defesa, fará a estreia absoluta, tal como o guarda-redes Rui Patrício, sendo que este último já tinha estado no Euro2008, mas sem ser utilizado.

Entre os restantes integrantes do “onze”, Hélder Postiga vai jogar numa quarta fase final, Raul Meireles, Pepe, Bruno Alves e Miguel Veloso numa terceira e Fábio Coentrão, João Moutinho e Nani numa segunda.

No que respeita à estreia, o “onze” que vai defrontar a Alemanha tem três repetentes do jogo inaugural no Euro2008 (2-0 à Turquia) e quatro do primeiro encontro no Mundial2010 (0-0 com a Costa do Marfim), sendo Cristiano Ronaldo o único que “bisa”.

Além do “capitão”, repetem a presença de 2008 o central Pepe e o médio João Moutinho e a de 2010 os defesas Bruno Alves e Fábio Coentrão e o médio Raul Meireles.