No dia 9 de junho centenas de portugueses ficaram retidos na fronteira polaca devido a irregularidades nos documentos pessoais e por circularem em viaturas alugadas. Mas a falha pode estar nas empresas de aluguer de viaturas polacas que, de acordo com alguns adeptos portugueses, não explicaram tudo a quem alugou viatura para circular entre Varsóvia e Lviv.

A grande maioria das empresas, consultadas pelo SAPO Desporto, garantiu taxativamente que os carros não podiam circular mas muitas delas não fizeram qualquer aviso sabendo de antemão que em pleno campeonato da Europa, organizado em conjunto com a Ucrânia, seria mais do que certo que os adeptos iriam circular entre os dois países.

Mas houve casos em que foi possível atravessar a fronteira com carro alugado e “na via verde”, disse ao SAPO Desporto Rodrigo Albuquerque, que viajou de Varsóvia com mais três amigos. “Demorámos cerca de meia hora a passar a fronteira mas vimos muitos carros parados”, afirmou o adepto português. O que mais custou, acrescenta, “foram as 7 horas de viagem”.

Este grupo de adeptos teve de reformular o acordo com a empresa de aluguer em Varsóvia, a Dollar Thrifty, fazer um downgrade no aluguer e responsabilizar-se por tudo o que possa suceder à viatura alugada para realizar um contrato especial que permite a circulação para a Ucrânia. 

“As empresas de aluguer em Varsóvia não explicaram suficientemente bem que ao alugar um carro em Varsóvia poderíamos ou não viajar até à Ucrânia”, contou Miguel Góis ao SAPO Desporto. Este adepto português acrescenta ainda que foi alertado por um alemão, ainda no aeroporto para este problema. “Disse-nos que era melhor irmos de comboio por causa do impedimento dos carros alugados. E assim que aterrámos em Varsóvia fomos à companhia de aluguer e conseguimos o tal contrato especial”.

Mas há quem tenha tratado disso logo em Portugal. “Ouvimos falar disso e procuramos apenas empresas que permitiam trazer o carro para a Ucrânia”, disse André Ribeiro ao SAPO Desporto.

A grande maioria das situações que levaram os adeptos a voltar para traz, e perder o jogo com a Alemanha, poderia, no entanto, ter sido evitada se os comités de organização do Euro 2012 tivessem trabalhado para encontrar uma solução conjunta com as empresas de aluguer e as autoridades dos dois países.

Portugal volta a jogar em Lviv dia 13 e é esperada nova vaga de adeptos a chegar à cidade entre hoje e quarta-feira. Todas as precauções servem para conseguir chegar a tempo do encontro com a Dinamarca.