As ausências de Tiago e Bernardo Silva e a chamada de Renato Sanches são os destaques da convocatória de 23 jogadores que vão representar Portugal no Euro2016 de futebol, numa lista liderada por Cristiano Ronaldo.

Tiago, que no último domingo regressou aos relvados, depois de seis meses afastado devido a lesão, e Bernardo Silva, que sofreu no fim de semana um problema na coxa direita, teriam à partida lugar reservado nas escolhas do selecionador Fernando Santos, mas vão falhar a fase final do Europeu devido as questões físicas.

A lesão do médio do Atlético de Madrid acabou por abrir espaço a Renato Sanches, um jogador de apenas 18 anos que esteve em destaque esta temporada no Benfica e que recentemente se tornou o jogador português mais caro a transferir-se do campeonato nacional para o estrangeiro, quando assinou pelo Bayern Munique por 35 milhões de euros.

Enquanto Bernardo Silva apareceu como titular apenas na reta final da fase de qualificação, Tiago foi determinante na campanha que Portugal realizou no Grupo I, que acabou por vencer, e, com 35 anos, seria um dos jogadores mais experientes que a seleção iria contar em França.

Quanto a João Moutinho, o médio do Mónaco esteve parado durante dois meses devido a uma lesão muscular, tendo regressado à competição, tal como Tiago, no último fim de semana, mas acabou por não perder um lugar nos 23.

Danny (Zenit São Petersburgo) e Fábio Coentrão (Mónaco) já eram ausências confirmadas devido a lesão.

Como era esperado, Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo vão ser os guarda-redes de Portugal no Euro2016, enquanto Beto acabou por ser excluído devido à pouca utilização que teve esta época no Sevilha.

Na defesa, as opções de Fernando Santos recaíram, também como se previa, em Cedric e Vieirinha no lado direito, Pepe, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e José Fonte como centrais e Eliseu e Raphael Guerreiro como laterais esquerdos.

Depois de ter realizado uma boa segunda parte da temporada no Valência, André Gomes convenceu Fernando Santos e juntou-se, além de Sanches e Moutinho, a William Carvalho, Danilo, Adrien e João Mário nas opções para o meio-campo luso.

Na frente, destaque para a presença de Rafa, que, apesar de ter tido pouca participação na fase de apuramento, já era dado como quase certo na lista dos 23 jogadores, depois da boa temporada que fez no Sporting de Braga e do tempo de utilização que teve nos últimos dois particulares com Bulgária e Bélgica.

O jogador dos minhotos junta-se a Nani, Ricardo Quaresma, Éder e, claro, Cristiano Ronaldo, o ’capitão’ e a grande figura da seleção nacional.

O estágio de Portugal arranca a 23 de maio, na Cidade do Futebol. Até à viagem para solo gaulês, a 09 de junho, Portugal realiza três particulares, com Noruega (29 de maio), Inglaterra (02 de junho) e Estónia (08 de junho).

Na fase final do Euro2016, Portugal vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.