Muita experiência, alguma juventude, sobretudo a meio-campo, e a ausência de alguns dos ‘intocáveis', devido a lesão, caracterizam a lista de 23 jogadores convocados pelo selecionador Fernando Santos para a campanha de Portugal na fase final do Euro2016.

Quando Fernando Santos revelou os convocados, a 17 de maio, apenas a inclusão de Renato Sanches e Rafa acabaram por ser ‘meias surpresas', dentro de um grupo que estava praticamente pré-definido, tendo em conta as opções do técnico não só na fase de qualificação, mas também nos dois jogos particulares que realizou no início do ano.

Danny e Fábio Coentrão, que em condições normais tinham lugar reservado no avião para França, já eram ausências confirmadas por causa de problemas físicos, e Bernardo Silva e Tiago acabaram por juntar-se igualmente ao lote de indisponíveis.

Os alarmes soaram bem alto na Cidade do Futebol, a nova casa das seleções nacionais, quando Cristiano Ronaldo se lesionou num encontro do Real Madrid. O ‘capitão’ esteve parado algum tempo, mas integra, como esperado, o lote de Santos e, depois de ter realizado 120 minutos na final da Liga dos Campeões, deverá juntar-se aos trabalhos sem qualquer impedimento físico.

João Moutinho, que também lutou contra algumas lesões durante época, entrou nos 23 e irá ser o médio mais experiente que Portugal vai ter no próximo Europeu, numa zona em que se juntam, talvez, os melhores talentos que o futebol nacional produziu nos últimos anos.

Além do jogador do Mónaco, Adrien Silva, André Gomes, Danilo, William Carvalho, João Mário e Renato Sanches vão todos lutar por um lugar no já anunciado 4-4-2 do selecionador português.

De fora ficou, por exemplo, Miguel Veloso, que foi determinante no jogo de Portugal na Albânia, no apuramento, tendo marcado o golo da vitória já nos descontos (1-0).

Na defesa, os centrais Pepe, Bruno Alves, José Fonte e Ricardo Carvalho foram as escolhas mais do que esperadas de Fernando Santos, assim como Cedric e Vieirinha para o lado direito e Eliseu e Raphael Guerreiro para a ala esquerda, face à ausência forçada de Fábio Coentrão.

Cedric e Guerreiro são os únicos ‘jovens’ do sector recuado, que terá em Ricardo Carvalho o jogador mais velho de campo de todas as seleções no próximo Campeonato da Europa.

Na frente, além de Ronaldo, claro, Nani e Ricardo Quaresma eram opções mais que confirmadas, enquanto Éder acabou por agarrar o lugar de único ponta de lança.

Algo criticado por adeptos e imprensa desportiva, o avançado do Lille ‘convenceu' Fernando Santos, também devido a ser uma posição em que o futebol português tem, atualmente, poucas opções.

André Silva, que nas últimas temporadas esteve em destaque nas seleções jovens, ainda deixou boa imagem no final da temporada, no FC Porto, mas não foi a tempo de apanhar o ‘comboio'.

Mesmo sem ter efetuado qualquer jogo durante a fase de qualificação, Rafa ganhou um lugar no 23, sobretudo devido à excelente temporada que efetuou no Sporting de Braga.

Na baliza, as escolhas de Rui Patrício e Anthony Lopes não surpreenderam ninguém, com o guarda-redes do Sporting na ‘pole position' para ser o titular em França, acabando Eduardo por aparecer também na lista, igualmente devido à falta de competição que Beto teve esta temporada no Sevilha.