Abel Alfredo é natural da Guiné-Bissau, mas já viveu 26 dos seus 50 anos em Cabo Verde. Num bar em Achada de Santo António, o bairro mais populoso da capital cabo-verdiana, segue pela rádio e pela televisão ao mesmo tempo o jogo Portugal-Islândia.

Não vibra e nem faz grandes comentários, mas não perde nenhum lance, mesmo consultando de vez em quando o telemóvel e saboreando um copo de vinho no estabelecimento comercial com cerca de uma dezena de pessoas a assistir o jogo.

Professor de Educação Física na cidade da Praia, Abel Alfredo afirma que gosta de futebol e de "bons jogadores".

"Sou adepto da Argentina, mas gosto do Messi e do Cristiano Ronaldo. No Europeu, estou a apoiar Cristiano e Portugal", afirmou, justificando-se com as relações históricas entre Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

No final do jogo com a Islândia, empate 1-1, Abel não escondeu a sua desilusão, mas considera que Portugal fez um bom jogo e que não precisa mudar nada para o próximo encontro com a Áustria.

"Todo o mundo estava à espera que Portugal ganhasse, não aconteceu e agora é preparar para ganhar os próximos dois jogos", disse, lembrando que todas as equipas do europeu são boas e também querem ganhar.

Mas acredita que a equipa orientada por Fernando Santos tem todas as condições para passar da fase de grupos e ir até à final da competição.

"É um grupo muito complicado, prova disso é que ninguém estava à espera que a Hungria ganhasse à Áustria (2-0). Mas acho que Portugal vai passar da fase de grupos", projetou o guineense residente em Cabo Verde, que já esteve três vezes em Portugal.