O selecionador português de futebol feminino, António Violante, disse hoje acreditar que a equipa das “quinas” pode vencer a Holanda, no sábado, em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015.

«Vou pedir que ponham em campo aquilo que treinamos, que estejam confiantes e que, apesar da valia da equipa adversária, não entrem diminuídas nem inibidas em campo. O que temos para colocar em campo é o que treinamos e, se as coisas saírem bem e estivermos num dia bom, penso mesmo que as coisas podem pender para o nosso lado», afirmou o técnico à agência Lusa.

A goleada na Grécia (5-1) no arranque da equipa das “quinas”, que lidera o Grupo 5 com os mesmos três pontos de Holanda, Noruega e Bélgica, que tem mais um jogo disputado, é um motivo suficiente para o técnico atestar a motivação da seleção.

«A equipa só tem razões para estar bem, fizemos um bom jogo com a Grécia. Creio que as nossas jogadoras ficaram mais confiantes, porque, além do resultado, conseguimos uma boa exibição e o trabalho está a correr bem, apesar de duas das convocadas não estarem cá, mas estão outras no lugar delas que vão procurar fazer tão bem quanto elas fariam», afirmou o selecionador.

António Violante referia-se às substituições de Laura Luís (FCR 2001 Duisburg, Ale) e Ana Leite (SG Essen-Schonebeck, Ale) por Margarida Marques (Ouriense) e Mafalda Marujo (Futebol Benfica).

Apesar de verificar uma «evolução diária» das jogadoras, António Violante advertiu para a valia da seleção holandesa.

«As coisas estão a sair cada vez melhor, mas isso não significa que não tenhamos dificuldades com a Holanda, que é muito forte. Contudo, não vamos entrar diminuídos em campo, temos a nossa forma de jogar e vamos tentar contrariar a Holanda naqueles que pensamos serem os seus pontos fortes e depois veremos o resultado», explicou.

Portugal só venceu a Holanda uma vez - em 2001, na qualificação para o Mundial de 2003 - nos cinco embates já disputados, mas o selecionador espera repetir o feito no sábado, na Maia.

«Isso já foi há muito tempo, as coisas evoluíram de formas diferentes em Portugal e na Holanda. Gostaríamos de repetir esse resultado, mas, sabendo das dificuldades que vamos ter, vamos fazer tudo para ganhar», prometeu.

António Violante demonstrou ainda a satisfação com a qualificação da seleção portuguesa para a fase final do Europeu de sub-17, confiando de que as comandadas de Susana Cova vão “brilhar” em Inglaterra.

«Naturalmente que sim, o futebol feminino é uma família pequena, que quer melhorar, quer conseguir fazer coisas interessantes, e vivemos muito intensamente os resultados de todos os escalões. Ficamos muito satisfeitos quando acontecem êxitos deste tipo. Logo no primeiro ano, a seleção de sub-17 vai estar numa fase final, isso é muito importante e agora espero que consigamos bons resultados em Inglaterra», concluiu.