O 1º de Agosto poderá assumir, esta quarta-feira, a segunda posição do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, em caso de vitória sobre o 1º de Maio de Benguela, em partida em atraso da sexta jornada da prova.

Com 10 pontos, na quarta posição, os "militares" precisam vencer para encurtar a distância que lhes separa do Kabuscorp do Palanca, primeiro classificado com 15 pontos.

Tendo em conta o plantel das duas formações, o 1º de Agosto é favorito a conquistar os três pontos, mas vai defrontar um adversário que tradicionalmente alcança bons resultados nos jogos entre si e que soma sete pontos e está no oitavo lugar.

Com a eliminação, sábado, na corrida aos grupos da Liga dos Campeões Africanos, o conjunto orientado por Romeu Filemon concentra os objetivos nas provas internas (Girabola e Taça de Angola).

Neste seu regresso ao escalão principal do futebol angolano, o 1º de Maio de Benguela procura alcançar, ainda na primeira volta, uma posição que lhe permita entrar para etapa final sem o risco de baixar para a "segundona", pelo que deverá somar o maior número de pontos possíveis nesta fase.

Para mesma ronda, o Kabuscorp do Palanca, líder do campeonato com 15 pontos, desloca-se ao Huambo onde vai defrontar o Recreativo da Caála. Totalista na prova com cinco vitórias em igual número de jogos, a equipa do Palanca vai procurar manter os bons resultados.

O Caála, por sua vez, está motivado com a qualificação para a penúltima eliminatória da Taça da Confederação Africana de Futebol, depois de ter afastado, no final de semana, o Bougouni do Mali. Na competição interna o representante do Huambo ocupa o 10º posto, com seis pontos.

Já o campeão em título, Recreativo do Libolo, procura a primeira vitória no Girabola 2013, quando receber o Sagrada Esperança da Lunda Norte, na vila de Calulo (província do Kwanza Sul). Em cinco jogos, o Libolo perdeu quatro e empatou um, registo bastante negativo para quem detém o troféu e está a efetuar uma campanha positiva nas afrotaças.

O jogo desta quarta-feira pode marcar o "resurgimento" do detentor do troféu ou confirmar o mau momento que atravessa na prova.

A tarefa não será fácil, uma vez que do outro lado estará uma equipa que se encontra em bom momento de forma, como prova a posição que ocupa (6º com 10 pontos), e que também pode atingir a vice-liderança, em caso de vitória.

Os jogos não se disputaram no final de semana devido ao envolvimento do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo e Recreativo da Caála nas afrotaças.

A sexta jornada registou já os seguintes resultados: ASA 2-0 Petro de Luanda; Benfica de Luanda 1-1 Progresso; Porcelana FC 3-0 Atlético do Namibe; FC Bravos do Maquis 2-2 Desportivo da Huíla e Inter 1-0 Santos FC.