Com golos de Deco, aos 10 e 15 minutos, o Petro do Huambo venceu domingo no estádio Kurikutelas, nesta cidade, o Evale FC do Cunene para a 1ª jornada da serie B do torneio de apuramento ao próximo campeonato nacional de futebol da I divisão.

A jogar em casa, os "alvi-negros" entraram a pressionar o adversário, ao mesmo tempo que imprimiam grande intensidade e dinâmica ofensiva, factores que permitiram decidir o encontro muito antes do intervalo.

Depois de ter marcado os golos, o Petro do Huambo entrou para uma fase de menos fulgor, sem, no entanto, perder o controlo do desafio.

Na 2ª parte e apesar da supremacia "alvi-negra", foi o Evale do Cunene que mais atacou, embora não tenha criado lances iminentes de golo.

Sob arbitragem de José Álvaro, auxiliado por Floriando Sachipunga e Antonio Livongue, as equipas alinharam assim:

Petro do Huambo: Bito (Gr), Yosi (cap), Nunda, Rafael, Canjila, Geovany (Vado, aos 62), Gudy, Gildo, Nilton (Joãozinho, aos 69), Nelito e Deco (Caixão, aos 81). Treinador: Nelito Constantino (angolano).

Evale FC do Cunene: Dieto (Gr), Mateus, Oseias (cap), Messias (Paizinho, ao intervalo), Maninho I, Musta, Gé, Francisco, Rosinho (Yoyó, aos 32), Adilson (Nicolay, aos 63) e Destino. Treinador: Abel da Conceição (angolano).

Foram advertidos com cartolina amarela Bito, Yosi, Nunda, Nilton, Deco (Petro do Huambo), Musta (Evale do Cunene). Rafael, do Petro, foi expulso aos 85 minutos por acumulação de advertências.

Na próxima jornada os "alvi-negros" deslocam-se ao reduto da Académica do Lobito que venceu sábado, por 2-0, o Jacksy Garcia de Benguela, ao passo que, por força de calendário, o Evale descansa.

A serie B é constituída pelas formações do Benfica do Lubango, Académica do Lobito, Evale do Cunene, JGM do Huambo, Petro do Huambo, Nacional de Benguela e Jacksy Garcia de Benguela.

A prova é disputada a duas voltas, todos contra todos, apurando-se para a I divisão a vencedora do grupo, à semelhança das series A e C que também fizeram disputar este final de semana a ronda inaugural.