O clube Atlético do Namibe, depois da retirada do futebol sénior da primeira divisão de Angola, aposta, em 2014, na formação de novos talentos em diversas modalidades.

Falando neste sábado durante uma conferência de imprensa, o presidente daquela agremiação desportiva, João Pedro Pache, afirmou que a cessação da modalidade de futebol sénior deve-se à falta de apoios financeiros por parte do patrocinador oficial, passando as suas atenções para a camada juvenil, com vista a consolidar a base desportiva do clube nas suas várias vertentes.

«Queremos organizar todas as vertentes e, se porventura aparecerem os patrocinadores, somos da opinião de iniciarmos o projeto de formação de juniores e juvenis para encontrarmos jogadores com nível aceitável», disse.

João Pedro Pache salientou que as equipas patrocinados pela Chevron (Sporting de Cabinda e o Atlético do Namibe), durante a última época desportiva, registaram inúmeras dificuldades de apoio financeiro, que contribuíram para a péssima campanha futebolística do Atlético do Namibe.

O dirigente desportivo fez saber que a companhia patrocinadora Chevron mostrou interesse para o ano de 2014 em apoiar apenas as camadas juniores e juvenis nas modalidades de futebol, basquetebol, andebol, voleibol e xadrez, nas quais não exigem contratos com jogadores nem despesas elevadas como pagamento de estágios e viagens.

O responsável fez saber que a Chevron disponibilizou, durante o mês em curso, um valor de 19 milhões de Kwanzas para o pagamento de salários dos atletas e a equipa técnica, além de prémios de jogos.

O Atlético Petróleos do Namibe, fundado em 25 de Fevereiro de 1980, controla as modalidades de futebol, iniciados, juvenis, juniores e seniores, assim como hóquei em patins, andebol, voleibol, estando em agenda para 2014 incluir o basquetebol e xadrez.