O campeonato angolano de futebol (Girabola) de 2015 arranca oficialmente a 11 de fevereiro com o vice-campeão Kabuscorp do Palanca a receber em Luanda o Recreativo da Caála, agora orientado pelo português Bernardino Pedroto.

O treinador foi contratado em novembro pela equipa da província do Huambo, para um período de três anos, marcando este jogo o regresso oficial do português ao Girabola, competição que conquistou por cinco vezes (ASA e Petro) desde 2001.

A37.ª edição do Girabola arranca no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, com o clube do bairro do Palanca a receber na próxima quarta-feira o Recreativo da Caála, pelas 16h00 (15h00 em Lisboa).

O Kabuscorp do Palanca estreia igualmente novo treinador, o sérvio Ljubomir Ristovski, depois de em 2014 ter perdido o título de campeão nacional, conquistado no ano anterior, para o Recreativo do Libolo.

O clube, propriedade do general angolano Bento dos Santos ‘Kangamba’, contratou para esta época o avançado luso-angolano Jaime Poulson, que deixou o Paços de Ferreira, da I Liga portuguesa.

A primeira jornada do campeonato prolonga-se pelo dia 14 de fevereiro, com os jogos entre os ‘diamantíferos’ da Sagrada Esperança e os ‘polícias’ do Interclube, e com o Bravos de Maquis a receber a Académica do Lobito, esta última de regresso à principal divisão angolana.

A ronda inaugural continua a 15 de fevereiro, com o embate entre os outros dois clubes que foram promovidos ao Girabola, o Domant FC e o Progresso da Lunda Sul, e prossegue a 17, em Luanda, com o Progresso de Sambizanga a receber os ‘aviadores’ do ASA.

Devido à realização das competições africanas, mais três jogos da primeira jornada do campeonato de 2015 disputam-se durante o mês de março.

O Desportivo da Huíla recebe o Benfica de Luanda (03 de março), o Petro de Luanda vai ao terreno do Sporting de Cabinda (04) e o campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, desloca-se ao terreno dos ‘militares’ do 1.º de Agosto (28).

O francês Sébastien Desabre estreia-se no banco do campeão nacional, substituindo o angolano Miller Gomes no cargo de treinador do Recreativo do Libolo na época de 2015.

Desabre, de 38 anos, foi campeão por clubes da Tunísia e dos Camarões, tendo assinado com a formação do Cuanza Sul um contrato válido por uma época.