Os angolanos, particularmente os amantes do futebol, viveram momentos de preocupação na sequência do desmaio do médio Gilberto, do Benfica de Luanda, no encontro com o Progresso do Sambizanga para a 18ª jornada do Girabola2015, disputado no domingo no estádio dos Coqueiros, em Luanda.

O capitão da seleção angolana de futebol - "Palancas Negras" - caiu inanimado aos 27 minutos de jogo, pouco tempo depois de ter chocado com um adversário, tendo sido prontamente socorrido pela equipa médica dos dois conjuntos. Já visivelmente recuperado, foi levado para uma das unidades hospitalares de Luanda, onde se encontra até esta segunda-feira em estado considerado estável.

Segundo fonte médica, o atleta teve um traumatismo craniano após o choque, que afetou a região do sobrolho.

Incidente à parte, os "encarnados" da capital acabaram por vencer a partida por 2-1 e garantiram a manutenção da segunda posição do Girabola2015, com 35 pontos, atrás do Recreativo do Libolo, com 39, enquanto os "sambilas" ocupam o 8º posto com 23.

O líder Libolo goleou o Desportivo da Huíla por 5-1, enquanto o Kabuscorp do Palanca venceu a Académica do Lobito (2-1) ocupando agora a terceira posição com 30 pontos. O Interclube assegurou o quarto posto (29) após vitória ante o Petro de Luanda, por 1-0, este último sétimo da geral com 26.

No fundo da tabela, o Recreativo da Caála mantém-se na 15 ª posição com 17 pontos após triunfo ante o Domant FC do Bengo (16º/13).

A semana registou ainda jogos dos oitavos-de-final a Taça de Angola em futebol, apurando-se para a fase seguinte o Petro de Luanda, que venceu o Desportivo da Huíla (1-0), o Kabuscorp do Palanca, que derrotou o Esmael FC do Uíge (2-1) e o Interclube, que ultrapassou o Sporting de Cabinda (1-0).

Ainda no futebol, os Palancas Negras disputarão apenas a segunda fase das eliminatórias de acesso ao Campeonato do Mundo em 2018 na Rússia, de acordo com o sorteio realizado em São Petersburgo.

O país viu reduzido de quatro para duas o número de equipas participantes nas Afrotaças em função do abaixamento de Angola no 'ranking' da FIFA, com o agravante de as equipas angolanas, nos últimos anos, não passarem à fase seguinte nas competições africanas de clubes. A partir de 2016, Angola terá apenas um representante na Liga dos Clubes Campeões e outro na Taça da Confederação.

Outro assunto de destaque da semana foi o anúncio da não integração do poste Yanick Moreira na seleção sénior masculina de basquetebol que prepara o Afrobasket2015, a disputar-se de 19 a 30 de agosto, na Tunísia.

A falha do basquetebolista deve-se a necessidade de regressar aos Estados Unidos de América para treinos específicos, tendo em vista a pré-época nos Los Angeles Clippers.