Os campeões angolanos de futebol da época 2016 e de África em andebol sénior feminino conviveram esta segunda-feira, em Luanda, com a direção do Ministério da Defesa Nacional, liderada pelo titular da pasta, João Lourenço, com a entrega de faixas de campeões.

A cerimónia realizada na sala de reuniões do MDN foi testemunhada pelo Chefe de Estado Maior General da FAA, Geraldo Sachipengo Nunda, e os Secretários de Estado para a política de Defesa, Almirante Gaspar Santos Rufino, e para os Recursos Materiais e Infra-estruturas, Salviano de Jesus Sequeira “Kianda’’.

Estiveram igualmente presentes responsáveis de diversos ramos das Forças Armadas Angolanas, designadamente do exército, Lúcio Gonçalves do Amaral, Força Área, Francisco Gonçalves “Hanga’’ e da Marinha de Guerra, Francisco José.

O Presidente de direção do clube, Carlos Hendrick, encabeçou o grupo de atletas, técnicos e dirigentes das duas modalidades homenageadas.

Os jogadores que disputaram o Girabola2016 fizeram-se presentes no ato iniciado às 10h05.

Da equipa de andebol estiveram 10 atletas, já algumas estão ao serviço da seleção nacional que se prepara em Portugal, visando o campeonato africano a disputar-se em Angola a partir do dia 29 deste mês de novembro.

A cerimónia foi marcada por intervenções dos capitães, Elizabteh Cailo (andebol feminino) e Dani Massunguna (futebol), para além da entrega de flores às senhoras e de faixas para os campeões nacionais.

O ministro João Lourenço ao intervir no ato destacou as vitórias alcançadas tanto no campo desportivo como no capítulo de infra-estruturas.

O ministro ofereceu ainda quatro computadores à direção do clube.

Um brinde e a foto de família encerraram o encontro que teve a duração de cerca de 90 minutos.

Uma cerimónia de género aconteceu em abril de 2015, quando pela primeira vez o ministro recebeu os troféus da Supertaça Babacar Fall e da Taça das Taças africanas, conquistadas no Gabão.

Internamente, o andebol feminino já conquistou quatro títulos nacionais, duas taças de Angola e uma Supertaça, para além de ter arrebatado três títulos africanos, duas Supertaças e duas Taças das Taças a nível continental.

A equipa principal de futebol já venceu 10 campeonatos nacionais, quatro taças de Angola e uma Supertaça.