O FC Bravos do Maquis defronta este sábado, no estádio Mundunduleno do Luena, o Progresso da Lunda Sul, na primeira jornada do Girabola2017, com o intuito de manter o ciclo vitorioso nas estreias, tal como sucede há quatro anos.

Em mais de uma década de Girabola, o FC Bravos do Maquis venceu, nos últimos quatro anos, os duelos de estreia, diante da Académica do Soyo (2-0, em 2012), 1º de Maio de Benguela (3-0, 2013), Desportivo da Huila (2-1, 2014) e Académica do Lobito (1-0, 2015).

O adversário da equipa maquisarde (Progresso da Lunda Sul) estreou-se no Girabola em 2015 e, nos jogos entre si, ambas possuem uma vitória e uma derrota, pelo mesmo resultado (1-0).

O desafio reveste-se de importância particular, não só pelo facto de desempatar os encontros entre si, mas por ser um dérbi da região leste do país, que vai opor o vencedor da Taça de Angola (em 2015) e a equipa sensação dos últimos dois anos (terminou a prova no 4º posto).

Certamente ambas as formações quererão mudar o curso dos acontecimentos, especialmente os donos da casa, que já prometeram voltar a fazer do Mundunduleno um "verdadeiro inferno" para os oponentes.