Futebol/Angola

06-04-2017 08:46

Dérbi entre Petro e 1º de Agosto deixa liderança do 'Girabola' ao rubro

O 1.º de Agosto tem mais um ponto do que o Petro, que, por sua vez, está a dois do Kabuscorp, líder isolado e ainda sem derrotas.
Petro e 1º de Agosto terminaram a época com um triunfo dos 'petrolíferos'
Foto: Pedro Parente/Angop

Dérbi entre Petro e 1º de Agosto

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Os dois maiores clubes angolanos do futebol, Petro e 1.º de Agosto, encontram-se no sábado, em Luanda, tentando ascender à liderança do ‘Girabola’, assumida à entrada da nona jornada pelo Kabuscorp do Palanca, que só joga no domingo.

O ‘escaldante’ dérbi de Luanda entre ‘petrolíferos’ e ‘militares’ está marcado para o estádio 11 de Novembro, habitual casa dos dois emblemas, ambos sabendo que, em caso de vitória, ascendem ao primeiro lugar do campeonato, à condição.

Além do historial de rivalidade entre as duas equipas, trata-se do reeditar do duelo que marcou, praticamente até final, o ‘Girabola’ de 2016, com o 1.º de Agosto, campeão nacional em título, a sobrepor-se ao Petro de Luanda, que terminou no segundo posto, a apenas dois pontos do líder.

Com oito jogos disputados no campeonato de 2017, o 1.º de Agosto tem mais um ponto do que o Petro, que, por sua vez, está a dois do Kabuscorp, líder isolado e ainda sem derrotas.

O Kabuscorp do Palanca, que nesta jornada viaja, no domingo, ao terreno dos ‘polícias’, também de Luanda, o estádio 22 de Junho, para discutir os três pontos e, sobretudo, agarrar-se ao primeiro lugar, frente ao Interclube, treinado pelo português Paulo Torres.

Inicialmente previsto para sábado à tarde, a receção do Recreativo do Libolo, outro dos candidatos ao título de 2017, à formação do JGM Huambo, foi adiada, devido à participação dos da casa nas competições africanas.

Ainda assim, a equipa treinada pelo português Carlos Vaz Pinto acertou um dos três jogos que tinha em atraso durante a semana, vencendo na quarta-feira, fora de casa, o Progresso da Lunda Sul por 2-1 (jogo referente à sexta jornada).

A jornada nove do Girabola arranca já na sexta-feira, em Luanda, com o Progresso do Sambizanga a receber no estádio dos Coqueiros o Recreativo da Caála, do Huambo.

Conteúdo publicado por Sportinforma