César do Paço, empresário açoriano residente nos Estados Unidos, terá tentado ser presidente da SAD do Canelas 2010, a troco de 127.500 euros, num negócio que também terá envolvido Fernando Madureira, líder da claque do FC Porto 'Super Dragões' e atualmente em prisão preventiva no âmbito da 'Operação Pretoriano'.

A revista 'Sábado' publicou esta quarta-feira um artigo de investigação onde revela os contornos deste caso. Segundo o artigo, César do Paço e Fernando Madureira terão estado juntos em Cabo Verde durante a passagem de ano de 2020 para 2021, uma vez que empresário açoriano tinha sido nomeado cônsul honorário da Flórida na cidade da Praia.

Contudo, o que juntava os dois era facto o Canelas 2010, clube que atualmente milita na Liga 3 do futebol nacional, e que tinha recentemente se transformado numa Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

Segundo o açoriano, aquela 'reunião' tinha como finalidade discutir o futuro do clube nortenho e que estava baseado num objetivo basilar.

“Discutimos nessa altura o que íamos fazer para profissionalizar o Canelas e mudar o paradigma do clube, apagando a reputação de zaragateiros e a violência pela qual o Canelas era conhecido”, disse César do Paço à revista 'Sábado'.

Para além disso, o plano de crescimento do clube de Vila Nova de Gaia passaria também pela injeção de capital, para que este fosse subindo gradualmente de divisão, até chegar à Primeira Liga.