A UEFA excluiu o Osasuna da Liga Conferência da próxima época. Uma decisão surpreendente do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA que apanhou o emblema espanhol de surpresa.

Na base da exclusão está o desvio de verbas por parte de antigos dirigentes do clube, na temporada 2013/14, que levou mesmo a prisão de alguns, após uma sentença do Tribunal Supremo Espanhol. Foi neste acórdão que o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA baseou a sua decisão de afastar o clube das provas europeias.

Em comunicado, a equipa de Pamplona garante que vai recorrer para o Comité de Recurso da UEFA e lutar "até às últimas consequências", pelo direito que ganhou em campo.

"Forte com os fracos e fraco com os fortes, a justiça da UEFA não quis levar em consideração que foram os próprios tribunais de justiça espanhóis que declararam, literalmente, que o Osasuna foi vítima do desvio de dinheiro feito por alguns de seus ex-diretores nas costas do órgão máximo da entidade, assembleia e os mecanismos de controle do próprio clube. Com esta decisão, a UEFA pretende voltar a punir o Osasuna na figura dos seus atuais dirigentes, que são precisamente aqueles que apresentaram queixa em tribunal iniciando o procedimento judicial para recuperar o dinheiro ilicitamente roubado das contas da entidade e restaurar o seu bom nome. Talvez este seja o único caso conhecido na história recente do futebol europeu em que um clube processa alguns de seus ex-dirigentes, que atualmente aguardam prisão", pode-se no comunicado.

"Na opinião de Osasuna, a mensagem transmitida pela UEFA é, sem dúvida, contraproducente para o futebol e para as entidades que, perante o risco de serem sancionadas pelo órgão máximo do futebol europeu, optam agora por não atacar de frente a corrupção no mundo do futebol. O Osasuna entende que este não pode nem deve ser o objetivo perseguido pela UEFA", defende ainda o clube.

No mesmo comunicado, o Osasuna estranha o "silêncio dos principais órgãos do futebol espanhol, incluindo a RFEF [Real Federação Espanhola de Futebol]", que ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Se se confirmar a decisão da UEFA, será o Athletic Bilbao a equipa a ocupar a vaga do Osasuna, depois de ter terminado na 8ª posição da Liga.