O presidente do clube alemão de futebol Bayern de Munique, Uli Hoeness, reconheceu hoje, ao jornal Bild, ter cometido um «erro grave» depois de ter sido considerado suspeito num alegado caso de fraude fiscal.

«Eu percebi que cometi um erro grave. Quero limpar o passado. Isto é o que a lei permite», referiu Hoeness numa curta declaração ao Bild.

A suspeita de fraude fiscal já motivou uma reação da chanceler alemã, Angela Merkel, que se manifestou «dececionada» com os recentes acontecimentos em torno do dirigente do clube bávaro.

Hoeness, que numa entrevista à revista alemã Focus revelou ter contas bancárias na Suíça, é acusado de ter depositado várias centenas de milhões de euros no paraíso fiscal helvético entre 2001 e 2010.

O Ministério Público alemão e a administração fiscal já iniciaram uma investigação para apurar “toda a verdade”, na sequência das declarações de Hoeness e depois do presidente do conjunto alemão ter entregado um documento à administração tributária em janeiro de 2013 a dar conta das suas contas na Suíça.