Um golo de classe do avançado polaco, o segundo para o Bayern, aos 90+1 minutos, quando já ninguém acreditava face à resistência do Friburgo, valeu três pontos que permitem ao bávaros consolidar a liderança com 42 pontos, mais seis do que o Leipzig, que recebe no sábado o quarto classificado, o Eintracht de Frankfurt.

Aliás, a equipa do Friburgo, cuja entrada assertiva em campo lhe valeu logo aos quatro minutos um golo, por Haberer, deu enorme réplica ao Bayern, que sentiu sempre grandes dificuldades em penetrar na sólida organização defensiva dos locais.

A equipa bávara conseguiu restabelecer o empate aos 35 minutos, por Lewandowski, após assistência do brasileiro Douglas Costa, mas na segunda parte esbarrou sistematicamente no ‘muro’ que foi a defesa do Friburgo, sempre perigoso a lançar os seus contra-ataques.

Quando o empate parecia inevitável, eis que o talento de Lewandowski fez a diferença, quando na sequência de um cruzamento para a área dominou a bola com o peito com um adversário ‘em cima’, amorteceu-a com o pé direito puxando para trás, fora do alcance do seu marcador, e disparou com a parte exterior do pé esquerdo, fazendo a bola entrar no canto inferior da baliza do Friburgo.

Com este ‘bis’, o internacional polaco, que foi o melhor marcador na época passada com 30 golos e jogou quatro épocas no Borussia Dortmund antes de se transferir, em 2014 para o Bayern, tornou-se no segundo jogador estrangeiro da história com mais golos na Bundesliga, 135, só superado pelo peruano Claudio Pizarro, antigo jogador do Bayern, que regista um total de 190 golos.

Ao mesmo tempo, deixou para trás o brasileiro Giovane Elber, que registou 133 golos em 260 jogos e que representou o Borussia de Moechengladbach, o Estugarda e o Bayern.