Futebol

19-05-2017 14:40

Bundesliga faz história: em 2017/18 terá uma mulher como árbitra principal

Bibiana é polícia e faz parte dos quatro árbitros que farão a sua estreia na Bundesliga na época 2017/2018.
Bibiana Steinhaus
Foto: Lusa

Bibiana Steinhaus

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Na próxima edição da Liga Alemã de futebol será histórica: pela primeira vez a prova terá uma árbitra a apitar jogos do primeiro escalão. A informação foi avançada esta 6.ª feira pela Federação Alemã de Futebol (DFB).

A escolha recaiu em Bibiana Steinhaus, de 38 anos. Bibiana é polícia e faz parte dos quatro árbitros que farão a sua estreia na Bundesliga na época 2017/2018. A árbitra já esteve em vários jogos da Bundesliga mas como quarto elemento da equipa de arbitragem.

"Sempre tive o sonho de arbitrar na Bundesliga. Agora que o sonho está a tornar-se realidade, estou preenchida com uma enorme alegria. Por um lado, é a retribuição do muito trabalho que tive até chegar aqui, por outro é também um grande incentivo para continuar a trabalhar", disse a árbitra, no site da liga.

Bibiana Steinhaus enveredou para o profissionalismo na arbitragem em 1999 e tornou-se na primeira árbitra a apitar jogos no futebol profissional da Alemanha, mais precisamente, na liga alemã de futebol feminino. Antes de ingressar na arbitragem, Bibiana jogou futebol em equipas modestas, onde ocupava a posição de central.

Em 2003 dirigiu a sua primeira final, a contar para a Taça da Alemanha em futebol feminino. Foi a primeira mulher a arbitrar a final de um Mundial de futebol feminino (Japão-EUA em 2011) e uma final de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Conteúdo publicado por Sportinforma