Ottmar Hitzfeld não poupa críticas a José Mourinho pela postura assumida pelo Real Madrid nos jogos com o Barcelona esta temporada, denunciando o comportamento defensivo dos merengues nos vários duelos já travados com os catalães.

«Essa forma de jogar não preenche os requisitos do Real Madrid. Acaba por ser mesmo uma vergonha para o clube. Está a minar a reputação e a imagem deste clube lendário», acusa.

A vitória por 2-0 do Barcelona na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões acabou mesmo por deixar o actual seleccionador suíço - e um dos três treinadores, a par de Mourinho e Ernst Happel, a vencer a Champions por dois clubes diferentes - muito satisfeito. «Felizmente, os métodos destrutivos de Mourinho, que apenas pretendem impedir o jogo do rival, não funcionaram».

Além das críticas pela forma como orienta o Real Madrid, Ottmar Hitzfeld deixou transparecer a má impressão pessoal que tem do treinador português: «Conheci-o num seminário da UEFA e o seu comportamento é fiel à sua reputação: arrogante, altivo, a mascar pastilha e grosseiro.»