O FC Barcelona já pode encarar com alguma tranquilidade os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, depois de ganhar por 3-1 na Alemanha, ao Bayer Leverkusen, na primeira mão da ronda.

Em Leverkusen, o jogo foi agradável de seguir e os campeões da Europa, hoje sem Xavi, rendido por Busquets, aplicaram na perfeição o seu estilo de jogo, em que se destacava o "inevitável" Lionel Messi, autor do terceiro golo da sua equipa e envolvido na jogada de um dos outros.

O génio argentino marcou aos 88 minutos, com assistência magnífica do brasileiro Dani Alves, quando o resultado já era de 2-1 favorável aos catalães, dando assim a "estocada" num adversário que até jogou bem.

O "Barça" adiantara-se aos 41, com um grande passe de Messi a desmarcar o chileno Alexis Sanchez, mas o Leverkusen ainda empatou, aos 52 minutos, através do lateral checo Kadlec.

Durou apenas três minutos o equilíbrio no marcador - aos 55, Fabregas e Sanchez constroem novo golo, de novo finalizado pelo chileno.

Os alemães saem do jogo derrotados, mas claramente de cabeça erguida, já que deram boa luta e tiveram, tal como o "Barça", várias ocasiões para marcar.

Num jogo de paciência, com mais de 70 por cento na posse de bola - impressionante, para um jogo fora de casa -, o FC Barcelona praticou o seu futebol habitual, com centenas de passes durante os 90 minutos, sempre à procura de uma boa brecha.

Os oitavos de final da Liga dos Campeões prosseguem a ritmo lento, com mais dois jogos na quarta-feira, só se fechando a primeira "mão" na próxima semana, com outros quatro jogos.