Portugal nunca tinha tido mais de quatro equipas na fase de grupos, desde que este sistema entrou em vigor na Taça UEFA – agora Liga Europa – em 2004/2005, depois de em 1991/92 ter feito a sua aparição na Taça dos Campeões Europeus, depois “Champions”. 
FC Porto e Benfica foram as duas equipas portuguesas que, ao terminarem a época passada em primeiro e segundo respetivamente no campeonato português, sabiam que tinham lugares garantidos na Liga dos Campeões.
Coube ao Braga (3.º), através do play-off contra a Udinese, carimbar a passagem à  fase de grupos da Liga dos Campeões, formando assim um trio luso na prova milionária.
Desta forma, Portugal vai ter pela terceira vez na sua história três equipas na fase de grupos da “Champions”, repetindo os sucessos de 2006/2007 e 2007/2008 – então apenas colocou uma equipa na fase de grupos da Liga Europa.
Esta quinta-feira, os três clubes ficaram a conhecer os seus adversários. FC Porto terá de enfrentar o Dínamo de Kiev, PSG e Dínamo de Zagreb. Benfica joga com o Barcelona, Spartak de Moscovo e Celtic. Já o SC Braga terá de medir forças com o Manchester United, Cluj e o Galatasaray.
Já com a Académica, vencedora da Taça de Portugal, e com um lugar garantido na fase de grupos da Liga Europa, coube ao Marítimo e ao Sporting fazerem o pleno das participações portuguesas nas competições europeias. A equipa insular venceu, esta tarde, o Dila Gori por 2-0, na Geógia, e o Sporting goleou o Horsens da Dinamarca por 5-0.
Portugal já tinha tido três equipas na fase de grupos da Liga Europa, em 2009/2010, mas então apenas contava com uma na principal prova do futebol europeu. 
Desta forma, parece possível o ataque ao quarto lugar do “ranking” da UEFA, de momento na posse da Itália. 
O sorteio da Liga Europa realiza-se, esta sexta-feira, no Mónaco. Em dois dias, a Europa verá seis cartões com nomes portugueses a saírem das bolas.