Chegado há cerca de um mês à Luz, dificilmente Lima poderia ter sonhado com melhor arranque ao serviço do Benfica. Três golos em apenas dois jogos e um papel absolutamente decisivo nos pontos somados pelos encarnados. O último reforço do Benfica no mercado de transferências não foi o lateral esquerdo que tantos pediam. Porém, foi o “salvador” frente a Académica e Paços de Ferreira.

Agora, o avançado brasileiro de 29 anos está na calha para liderar o ataque da equipa de Jorge Jesus contra o “todo-poderoso” Barcelona. Um passo de gigante para o ex-jogador do Braga que em 2004 teve uma passagem discreta por Vizela, então apenas como médio. 

O técnico do Benfica não abriu o jogo na antevisão da partida com os catalães, mas o bom momento de Lima pode mesmo relegar o jovem Rodrigo para o banco de suplentes, onde nem sequer estará Óscar Cardozo, ausente devido a lesão. De resto, o brasileiro apresenta boas credenciais contra adversários espanhóis. Em Sevilha ainda se devem lembrar do hat-trick do avançado, na histórica vitória arsenalista por 4-3 que deu o apuramento ao Braga para a Champions, em 2010/11.

Do outro lado, a figura do momento é, naturalmente, Lionel Messi. Numa equipa apontada por muitos como o expoente máximo do futebol mundial nos últimos anos e com o melhor Jogador do Mundo no último triénio, todas as atenções estarão focadas no craque argentino. As de Jorge Jesus e as dos adeptos encarnados, que temem mais um momento de magia.

O internacional argentino nascido em Rosário em 1987 é já aos 25 anos um dos maiores futebolistas de sempre, ao qual só falta a consagração pela seleção das ‘pampas’. Depois dos inacreditáveis 73 golos em jogos oficiais na última temporada, Messi não dá mostras de abrandar o ritmo e já leva dois golos na Champions e seis na Liga espanhola. Números que só Ronaldo e Falcao conseguem alcançar no ‘país vizinho’. 

O pequeno (1,69m) grande avançado argentino faz questão de partilhar as suas conquistas com os colegas, nomeadamente Xavi e Iniesta. Os dois médios são temidos por tecerem a ‘teia’ da equipa ‘blaugrana’ para o golpe fatal… não de uma aranha, mas de uma ‘Pulga’.