Dentro dos cabeças de série do sorteio desta sexta-feira, calhou em sorte ao Paços de Ferreira o Zenit de S. Petersburgo.

Como é da praxe, o campeonato russo já está a ser disputado nesta altura, pelo que o Zenit tem a vantagem de estar em termos competitivos mais preparado do que a equipa portuguesa.

A equipa russa começou a temporada, no dia 13 de julho, com uma derrota na Supertaça do seu país frente ao CSKA de Moscovo por 3-0.

No que diz respeito ao campeonato, o Zenit surge no quinto lugar com sete pontos, ao cabo de quatro jogos disputados.

A formação orientada por Luciano Spalletti conta no seu conjunto com vários jogadores que conhecem bem o futebol português. Hulk, Neto, Danny e Witsel não se coibirão de dar algumas informações ao técnico para esta eliminatória a duas mãos.

No ano transato, o Zenit não foi além da fase de grupos da Liga dos Campeões, quedando-se no terceiro lugar de um grupo do qual faziam parte Málaga, Milan e Anderlecht.

Depois de ter caído para a Liga Europa, a equipa russa não teve melhor sorte e foi eliminada nos oitavos-de-final pelo Basileia. 

A última vez que o Zenit defrontou uma equipa portuguesa aconteceu na Liga dos Campeões 2011/12. Nessa altura, os comandados de Spaletti foram eliminados pelo Benfica nos oitavos de final da prova. Depois de uma derrota na Rússia por 3-2, os encarnados venceram em casa o segundo jogo por 2-0. 

Os dois encontros serão disputados nos dias 20 e 28 de agosto.