O Barcelona venceu o Manchester City em Camp Nou por 2-1 e passou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Os golos dos Culés foram apontados por Messi e Dani Alves. Kompany fez o tento dos Citizens que voltaram a ter um jogador expulso. Na primeira mão o Barça tinha vencido em Inglaterra por 2-0.

A crise que pairava sobre a equipa catalã parece ter sido amenizada com o resultado e a exibição frente ao Manchester City.

Após a derrota no último fim-de-semana frente ao Valladolid e uma pálida imagem de si mesma, a equipa de Tata Martino puxou dos galões e fez uma grande exibição perante o seu público e frente a uma equipa recheada de craques. Além da exibição, os adeptos presenciaram o aparecimento de Messi, muito apagado nos últimos jogos dos Culés. O astro argentino teve jogadas de génio e parece estar de volta às grandes noites.

O Barcelona acercou-se da área do Manchester City desde o primeiro minuto, encostando os ingleses às cordas mas sem criar verdadeiras situações de golo. Por seu lado, os Citizens, privados do seu treinador Manuel Pellegrini, castigado, tentavam chegar à baliza de Valdés em lances de contra-ataque, com Aguero, Silva, Nasri e Milner.

O árbitro da partida, o francês Stéphane Lannoy teve muito trabalho. Perdoou um penálti ao City aos oito minutos, quando Lescott derrubou Messi e anulou um golo limpo a Neymar aos 18, por suposto fora-de-jogo de Jordi Alba. No segundo tempo, os Citizens também pediram penálti num lance com Dzeko.

O City, através de Nasri e Milner, poderia ter marcado no primeiro tempo mas Valdés travou as intenções dos Citizens. Antes do intervalo, Neymar teve uma jogada fantástica sobre Kolarov mas o seu remate saiu às malhas laterais.

O Manchester City entrou no segundo tempo com um futebol mais ofensivo, apostando em dar a volta a eliminatória. Abriu espaços atrás, aproveitados pelos rapidíssimos avançados culés para levar perigo à baliza de Hart.

Depois de Valdés tirar um golo feito a Dzeko (entrou para o lugar de Aguero) com uma grande defesa, Messi teve um lance de génio que só foi travado pelo poste, já com Joe Hart batido.

Mas Messi não perdoou e aos 67 minutos, aproveitou um erro de Lescott para entrar na área e picar a bola por cima de Hart e fazer o 1-0. Era o ponto final na discussão da eliminatória. O argentino marcou em todos jogos em que participou esta época na Liga dos Campeões.

Aos 78 minutos o City passou a jogar com menos um, após vermelho a Zabaletta, que protestou e muito uma queda na área blaugrana de Dzeko.

Nos minutos finais, Kompany empatou num desvio na pequena área, com Sérgio Roberto a colocar o central em jogo, após um canto. E já nos descontos, o Barcelona, jogando com muito espaço, fez o 2-1 por Dani Alves, após assistência de Iniesta.

O Barcelona segue para os quartos-de-final com um agregado de 4-1. Os catalães parecem estar de volta às grandes exibições. Os multimilionários Manchester City ficam pelo caminho.