O vice-presidente da Câmara de Lisboa recusou hoje que haja um “aumento exorbitante” dos preços dos hotéis da cidade por ocasião da final da Champions League, que se realiza este mês no Estádio da Luz.

“Não há nenhum incumprimento anormal. O número de vagas disponíveis é extremamente baixo, mas não temos nenhum registo de aumento extraordinário”, disse Fernando Medina, na reunião da Assembleia Municipal.

Fernando Medina falava depois de a deputada municipal do PS Simoneta Luz Afonso ter criticado os preços que alguns hotéis estavam a praticar, afirmando que “está a ser uma vergonha”.

“Estamos a dar uma péssima imagem do nosso país e da cidade de Lisboa. É preciso prevenir para que estas situações não se repitam”, disse a deputada municipal, apelando ao executivo camarário para que “não deixe matar a galinha dos ovos de ouro”.

O vice-presidente admitiu que os preços dos hotéis “aumentaram na cidade, o que é normal em períodos de grande afluxo”, mas negou que atinjam valores astronómicos.

Para exemplificar, Fernando medina disse que os “últimos quartos em unidades de cinco estrelas de referência foram vendidos a 400 euros”, valores longe dos avançados pela imprensa há uns dias.

“O que se passa foram necessidades de contornar imposições contratuais de manter quartos disponíveis. Aparentar que os quartos estavam disponíveis era aumentar-lhes o preço de tal forma, que ninguém o pagasse”, explicou.