O campeão nacional Benfica ficou na quinta-feira colocado num dos grupos mais fortes da Liga dos Campeões, tendo como adversários o Zenit, da Rússia, o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e o AS Mónaco, de França.

A "fava" do sorteio entre as equipas portuguesas acabou por sair aos "encarnados", uma vez que, apesar de terem sido um dos cabeças-de-série, não evitaram o confronto, no Grupo C, com três equipas de qualidade, duas orientadas pelos técnicos lusos André Villas-Boas (Zenit) e Leonardo Jardim (AS Mónaco).

Este grupo vai ainda marcar uma série de reencontros com jogadores lusos ou que já atuaram em Portugal. No Zenit, para além de Danny e Neto, "moram" os ex-benfiquistas Witsel, Garay e Javi Garcia, que vão agora reencontrar a sua ex-equipa. Ainda há o ex-portista Hulk.

Já no AS Mónaco, os portugueses João Moutinho, Ricardo Carvalho e Bernardo Silva, este último emprestado pelos "encarnados", para além do colombiano Falcao (ex-FC Porto), vão também cruzar-se com o Benfica na corrida para os "oitavos".

Em termos de favoritismo, e tendo em conta o histórico recente dos clubes envolvidos, o Benfica encontra-se com uma ligeira vantagem teórica em relação aos adversários, mas todos têm aspirações legítimas a marcar presença na fase seguinte.

Já o Sporting, que partia com a desvantagem teórica de integrar o Pote 3, esquivou-se a algumas das grandes equipas presentes no sorteio e ficou integrado no Grupo G, com Chelsea, de Inglaterra, Schalke 04, da Alemanha, e Maribor, da Eslovénia.

O Chelsea, treinado pelo português José Mourinho, parte como principal candidato ao triunfo no grupo, mas as perspetivas de apuramento para o Sporting mantêm-se intactas, apesar do Schalke 04, terceiro na Alemanha, também estar na corrida aos "oitavos".

O FC Porto, que assegurou a presença na fase de grupos via "play-off", impondo-se aos franceses do Lille, com dois triunfos, por 0-1 e 2-0, ficou integrado no Grupo H, com o Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Athletic Bilbau (Espanha), também proveniente do "play-off", e BATE Barisov (Bielorrússia).

Vencedor por duas vezes da Liga dos Campeões, a última já no atual formato (2003/04), o renovado FC Porto não deverá ter dificuldades em assegurar um dos dois lugares que dão acesso aos oitavos de final.

Se, no capítulo desportivo, o FC Porto deverá ter a vida facilitada no Grupo H, já do ponto de vista extracompetição a deslocação à Ucrânia, dado o clima conturbado que o país atravessa, deverá trazer algumas dores de cabeça aos "dragões".