O comportamento de vários adeptos do FC Porto durante a viagem até ao País Basco mereceu a atenção da imprensa espanhola pelas piores razões.

A história foi contada na edição de quinta-feira do jornal "La Gaceta de Salamanca", onde são relatados distúrbios, assaltos e atos de vandalismo por parte de alguns adeptos do FC Porto durante a viagem até ao País Basco.

Segundo o referido jornal, os autocarros que transportavam os cidadãos portugueses deveriam ter seguido por Zamora até Bilbau, mas à última hora mudaram de itenerário e seguiram por Salamanca criando o caos pelos locais por onde passaram.

"Infelizmente são velhos conhecidos. Entram por aqui como Átila e por isso sempre que passam por aqui fechamos a loja e não os deixamos entrar para evitar problemas, mas apanharam-nos de surpresa e ficámos presos. Furtaram e, à saída, o detetor apitou. O funcionário chamou-os à atenção e, então, rodearam-no e empurraram-no... Não foi mais grave porque não quiseram", afirmou à referida publicação um dos responsáveis pela estação de serviços.

De acordo com o artigo do referido jornal espanhol, os problemas continuaram num restaurante próximo ao local da primeira estação de serviços vandalizada. Os funcionarários do referido restaurante acusam alguns adeptos do FC Porto de roubarem garrafas de uma arca.

Já numa outra estação de serviços, os relatos dos funcionários não variam muito. Alguns adeptos do FC Porto saíram de um autocarro e foram roubar alimentos, tendo sido arremessada uma garrafa contra os vidros da estação de serviços quando um segundo autocarro foi impedido de entrar no local.

"Parou um autocarro e saíram dois ou três. Mas depois apareceram todos de uma vez e levaram o que podiam. O primeiro autocarro roubou o que quis, mas quando veio o segundo fechamos a porta. Eles ficaram enfurecidos, começaram a colar autocolantes e lançaram algo", relatou um dos funcionário ao jornal "La Gaceta de Salamanca".