O Sporting despediu-se da Liga dos Campeões com uma derrota em Stamford Bridge por 3-1 diante da segunda linha do Chelsea de José Mourinho. Os leões partiam em vantagem sobre o Schalke04 na luta pelo apuramento à fase seguinte, mas um golo solitário na Eslovénia acabou por empurrar a equipa de Marco Silva para a Liga Europa, onde, na opinião de José Mourinho, este Sporting poderá ir longe.

Petr Cech, Azpilicueta, Cahil, Zouma, Filipe Luis, Fàbregas, Mikel, Matic, Salah, Schurrle e Diego Costa. Esta foi a equipa escolhida por José Mourinho para defrontar o Sporting em Stamford Bridge no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. As equipas inglesas não têm férias ao contrário do resto da Europa, e talvez por isso o técnico português tenha feito descansar vários titulares dos "blues". O Sporting sem Nani e Jefferson apresentou-se em Londres com Carrillo e Capel a titulares, assim como Ricardo Esgaio e João Mário. Montero e Carlos Mané ouviram o apito inicial do banco de suplentes.

Nas bancadas do estádio de Stamford Bridge, os adeptos do Sporting criaram uma atmosfera fantástica em contraste com a apatia dos adeptos do Chelsea, que pareciam mesmo uma espécie de segundas linhas do apoio à equipa. Durante vários minutos, a equipa de Marco Silva parecia estar a jogar em casa pois só se ouviam os adeptos do Sporting a gritar incentivos.

O jogo começou a bom ritmo. Slimani e Carrillo davam sinais positivos lá na frente, mas na defesa leonina adivinhavam-se dificuldades para Ricardo Esgaio travar Luís Filipe. O que veio a acontecer logo aos 7 minutos com o defensor leonino a provocar a quedo do lateral do Chelsea. O árbitro norueguês não teve dúvidas, e chamado à conversão Fàbregas também não: 1-0 para o Chelsea.

Ainda o Sporting tentava recuperar do golo madrugador e já o Chelsea fazia o 2-0 aos 15 minutos, por intermédio do alemão Schurrle, após assistência primorosa de Cesc Fàbregas. O médio espanhol estava em bom plano e no meio-campo leonino ninguém parecia conseguir impor os limites territoriais ao número 4 dos "blues". William Carvalho acusou alguma pressão e voltou a ser uma pálida imagem do "patrão" do meio campo do Sporting da época passada.

Antes do intervalo, Matic esteve muito perto de fazer o 3-0, mas o remate do sérvio saiu ligeiramente por cima da trave de Rui Patrício. Do lado do Sporting, Carrillo tentava agitar as águas lá na frente, mas o caudal ofensivo do "rio leonino" não chegava para ameaçar a baliza do veterano Petr Cech.

No final da primeira parte, o Sporting perdia por 2-0 mas mantinha o sonho do apuramento para os oitavos uma vez que na Eslovénia Maribor e Schalke04 continuavam empatados a 0-0. Marco Silva não fez substituições no segundo tempo e o Sporting entrou para a etapa complementar com um golo de Jonathan Silva aos 50 minutos após jogada de Carrillo. O lateral argentino surgiu na área do Chelsea para finalizar uma bela jogada começada por Carrillo. Estava feito o 2-1 e ainda havia tanto para jogar.

Mas como o Sporting não estava a jogar sozinho e o Chelsea tem Fàbregas, Obi Mikel fez questão de lembrar isso mesmo aos 56 minutos. O médio do Chelsea surgiu na área do Sporting para fazer o 3-1 após um cruzamento de Cesc Fàbregas numa jogada em que parece haver fora-de-jogo. E como um mal nunca vem só, da Eslovénia vinham más notícias: o Schalke04 marcava aos 62 minutos e colocava-se à frente do Sporting no grupo G.

Talvez por isso, ou pelo facto do Sporting estar a perder algum gás, Marco Silva lançou então no jogo Carlos Mané e Montero. A equipa do Sporting ganhou mais rapidez e técnica com as saídas de Diego Capel e de Wiliam Carvalho e logo na jogada seguinte Slimani quase faz o golo após cruzamento largo de Jonathan Silva, mas uma grande defesa de Petr Cech negou o golo de cabeça ao argelino do Sporting. Aos 64 minutos, Slimani voltou à carga com um remate cruzado, mas a bola acabou por sair pela linha de fundo sem que ninguém surgisse para a interceptar.

Adrien e Montero ainda testaram os reflexos de Petr Cech, mas o Chelsea tinha o jogo totalmente controlado. Até ao final, o Sporting fez tudo para reduzir a desvantagem de 3-1, mas nem o remate de Jonathan Silva aos 88 minutos abalou a concentração e as mãos de ferro de Petr Cech.

Com este resultado, o Sporting caiu para os oitavos de final da Liga Europa onde será cabeça de série no sorteio. Já o Chelsea garantiu o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões juntando-se aos restantes tubarões do futebol europeu.