O Barcelona está na final da Liga dos Campeões. Os catalães perderam por 3-2 com o Bayern Munique no Allianz Arena, depois de terem vencido por 3-0 no primeiro encontro. Neymar fez os tentos dos culées, Benatia, Mueller e Lewandowski marcaram para os bávaros. O Barça volta a uma final, quatro anos depois, nesta que é a oitava presença no decisivo encontro da liga milionária. Ainda não é desta que Guardiola ganha a Champions com o Bayern.

O Bayern entrou em campo sabendo que tinha uma tarefa hercúlea pela frente: recuperar de uma desvantagem de 0-3 frente a uma das equipas em melhor forma na Europa. Se é verdade que o ataque dos bávaros pode provocar danos em qualquer defesa, a defesa tem sido o calcanhar de Aquiles da equipa de Guardiola. Mas o ataque também não tem estadoo bem já que não marcava há 361 minutos em todas as competiões, - a mais longa sequência em 17 anos. Os de Guardiola não tinham ganho nehum dos últimos quatro jogos oficiais.

E frente a um tridente formado por Messi, Neymar e Suárez, não há defesa que os pára. O trio MSN do Barcelona entraram no Allianz Arena com 112 golos marcados. O Barcelona, uma equipa que respira confiança e está num grande momento, sabia que podia marcar ao Bayern a qualquer momento. Os culés venceram 38 dos últimos 42 jogos em todas as competições e 17 dos últimos 18. Nos últimos sete desafios não sofreu qualquer golo, um registo inédito na sua história.

Tal como no jogo da primeira-mão, o encontro desta noite foi frenético, principalmente na primeira parte. Nos primeiros 15 minutos já se tinha assistido a dois golos e várias oportunidades. Neuer negou o primeiro a Rakitic, aos cinco, no mesmo minuto foi Piqué a dar o corpo a um remate de Thiago Alcântara que levava selo de golo.

O Bayern, sempre a tentar um jogo direto para tentar tirar partido do físico de Lewandowski e Mueller, fez o primeiro logo aos sete minutos. Mehdi Benatia ganhou nas costas de Busquets e cabeceou para o 1-0, após canto. Faltavam dois para empatar mas a resposta culé foi implacável. Messi descobriu Suárez no meio dos defesas, o uruguaio não foi egoísta e colocou em Neymar que empatou.

Sete minutos depois a parceria voltou a dar frutos. Suárez aproveitou uma avenida na defensiva bávara, correu para a área e, na hora certa, soltou para Neymar dominar e bater Neuer pela segunda vez. O sonho do Bayern morria aí.

Mas a turma de Guardiola nunca desistiu e antes do intervalo teve três soberanas oportunides para marcar mas Ter Stegen mostrou que a escola alemã de guarda-redes é a melhor do Mundo. Aos 19, 27 e 41 o jovem guarda-redes alemão que defende as redes culés vai fazer três grandes defesas, a última delas, monstruosa, após remate de Lewandowski. No Allianz Arena já se gritava golo.

Com a eliminatória praticamente resolvida, o Barcelona limitou-se a fazer gestão do jogo no segundo tempo, baixando os níveis de concentração e trocando a bola, sem muita vontade de ir para a balza. Aproveitou o Bayern Munique para fazer dois golos e vencer o jogo, minimizando assim os "estragos".

O 2-2 é de Lewandowski, aos 59 minutos, depois de duas fintas brutais sobre Mascherano, num remate colocado. O 3-2 é obra de Mueller,em mais uma bola perdida pelo Barcelona à saída da sua área. Schweinsteiger amorteceu para Mueller rematar colocado, fazendo outro golo de belo efeito.

A vitória é um mal menor para o Bayern Munique que vê o Barcelona avançar para a final da Liga dos Campeões, quatro anos depois. A final está marcada para o Estádio Olímpico de Berlin, dia 6 de junho. Esta é a oitava final do Barcelona na prova maior do futebol europeu. Os culés já venceram a Champions em quatro ocasiões. Já o Bayern, cinco vezes campeão europeu de clubes, falha a 11.ª presença numa final.

Veja as melhores fotos do encontro

A internet não perdoa: os memes do Bayern Munique - Barcelona