O Sporting defronta esta noite o CSKA de Moscovo, em jogo da segunda-mão dos play-off de acesso á fase de grupos da Champions. Os "leões" têm uma vantagem mínima, depois do 2-1 no primeiro encontro em Alvalade.

Caso a turma de Jesus passe para a próxima fase, o Sporting encaixa logo 14 milhões de euros. Verba importante que poderá ajudar o clube a resistir ao ataque dos "tubarões" da Europa sobre algumas "pérolas" de Alvalade.

Antes do jogo começar, fique com algumas curiosidades sobre o CSKA Moscovo - Sporting

No primeiro confronto entre as duas equipas, de muita má memória para o Sporting, os "leões" perderam em Alvalade por 3-1, na final da Taça UEFA EM 2005. José Peseiro treinava o Sporting, Valeri Gazaev os russos. Aleksei Berezutski, Yuri Zhirkov e Vágner Love marcaram para o CSKA Moscovo, Rogério para o Sporting. O outro jogo foi a vitória da turma de Jesus na passada terça-feira.

O CSKA Moscovo não venceu em casa para as competições europeias há seis jogos (três empates e três derrotas). A última vitória foi em outubro de 2013 frente ao Viktoria Plzen por 3-2. Nos dez últimos jogos na UEFA em casa, o CSKA só venceu um.

Já o Sporting não ganha fora nas provas da UEFA há 14 encontros. Nesse periodo conseguiu apenas quatro empates, tendo perdido dez jogos. A última vitória foi frente ao Zurique, em 2001, num jogo da fase de grupos da Liga Europa.

O CSKA Moscovo perdeu três dos quatro jogos que realizou em casa frente a equipas portuguesas. A única vitória em casa frente a formações lusas foi frente ao Benfica, num triunfo por 2-0 em 2005, na caminhada para o título na Taça UEFA. As três derrotas foram todas contra o FC Porto.

Esta é a primeira presença do CSKA Moscovo no play-off de acesso a fase de grupos da Champions. Já o Sporting foi eliminado pela Fiorentina em 2009/2010, devido ao critério dos golos fora, na única vez em que entrou nessa fase da prova.

Esta é a terceira vez que o Sporting desloca-se a Moscovo. Nas anteriores duas deslocações, perdeu um e empatou outro jogo, todos frente Spartak de Moscovo, rival do CSKA.

Enquanto treinador do Benfica, Jorge Jesus defrontou equipas russas em seis ocasiões: perdeu sempre na Rússia e na Luz conseguiu duas vitórias e uma derrota, a última frente ao Zenit de Villas-Boas na temporada passada na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Este é o 23.º encontro entre russos e portugueses. Há dez vitórias para os clubes russos, seis empates e apenas cinco triunfos para os lusos.

Há sete jogos que uma equipa portuguesa não vence na Rússia. O último triunfo foi conseguido pelo FC Porto em 2011 de André Villas-Boas, frente ao Spartak Moscovo, na caminhada para a conquista da Liga Europa.

Em eliminatórias entre russos e portugueses, a vantagem é claramente lusa que conseguiu oito qualificações, contra apenas quatro dos russos.

O Sporting qualificou-se em três das cinco vezes que venceu por 2-1 em casa na primeira-mão. Da última vez que tal aconteceu, foi eliminado frente ao Athletic Bilbau, em 2011/12.

O encontro entre CSKA Moscovo e o Sporting está marcado para às 19h45. Acompanhe o jogo no SAPO Desporto.