O Benfica entrou com o pé direito na edição 2015/2016 da Liga dos Campeões ao vencer o FC Astana por 2-0, em jogo da 1ª jornada do Grupo C. Os golos dos "encarnados" foram marcados por Gaitán e Mitroglou, todos no segundo tempo. A equipa de Rui Vitória não fez uma exibição convincente, principalmente na primeira parte mas conseguiu os três pontos frente a um adversário que deu boa réplica nos primeiros 45 minutos. No outro jogo do grupo o Atlético Madrid venceu o Galatasaray por 2-0,

O jogo que marcou a estreia de Rui Vitória na Liga dos Campeões (Nelson Semedo e Gonçalo Guedes também estrearam-se) foi tudo menos fácil, ao contrário do que se esperava, em função do adversário. O Astana, que fez a sua estreia na fase de grupos da liga milionária não veio para a Luz apenas para defender. Muito organizada, jogando com passes curtos e seguros, explorando a falta de velocidade e agressividade do Benfica, a turma cazaque criou muitos problemas.

O Benfica do primeiro tempo foi tirado a papel químico do que tem sido as primeiras partes da equipa de Rui Vitória. Tirando o jogo com o Belenenses em que já vencia por 3-0 ao intervalo, os "encarnados" não fizeram qualquer golo, tal como aconteceu em cinco ocasiões em seis jogos. Apenas Gaitán ia remando contra a maré e animando as bancadas.

O primeiro lance de golo dos "encarnados" só surgiu aos 30 minutos. O dez da Luz centrou para Jonas que dominou, rematou mas contra as pernas do guarda-redes Eric Nenad. Mesmo a terminar o primeiro tempo, Jonas teve nova oportunidade, em jogada de contra-ataque conduzido pelo próprio mas o seu remate voltou a bater nas pernas do guarda-redes dos cazaques.

O Astana cujos jogadores nunca jogaram uma partida de Champions (só o treinador Stanimir Stoilov teve essa experência quando orientou o Levski Sofia na prova), não acusaram qualquer pressão. É verdade que não tem jogadores virtuosos como Gaitán e Jonas mas o número 10, Foxi Kéthévoama e o avançado Junior Kabananga deram muito trabalho a defensiva "encarnada" no primeiro tempo, tal como Dzolchyiev, que deu luta a Eliseu.

Ruii Vitória deve ter puxado as orelhas aos seus jogadores ao intervalo mas quem entrou mais determinado foi o Astana que esteve perto de marcar logo no primeiro minuto do segundo tempo. O avançado Schettkin (entrou ao intervalo para o lugar de Cabananga) recebeu na área e atirou ao poste, já com Júlio César batido.

A resposta "encarnada" chegou em forma de golo pelos pés do jogador mais virtuoso em campo. Nico Gaitán recebeu de Mitroglou, embalou para a área e rematou cruzado, fazendo o 1-0 aos 51 minutos. Estava assim quebrada a resistência do Astana que, na sua estreia na Champions, esteve 51 minutos sem sofrer golo. Para Gaitán era o segundo golo na Champions e o segundo jogo consecutivo a marcar, ele que fez um dos seis golos na goleada ao Belenenses

A partir daí, o jogo que passou a ser cada vez mais dominado pelo Benfica que, jogando mais solto, passou a criar mais perigo. Mitroglou poderia ter feito o 2-0 aos 57 minutos mas rematou de cabeça para fora um centro de Nelson Semedo, quando tinha tudo para marcar. O grego voltou a não acertar com a baliza no minuto seguinte, agora a passe de Gaitán.

Mas aos 62 vai finalmente encontrar o caminho do golo, após boa jogada atacante dos "encarnados" pela esquerda. Gaitán (sempre ele) lançou Eliseu na esquerda, o lateral entrou na área e cruzou para Mitroglou encostar para golo. Um prémio justo para o grego que já tinha ameaçado em duas ocasiões. Mitroglou mostra que se sente bem na Luz, onde marcou os quatro golos desde que ingressou no Benfica.

O segundo golo praticamente acabou com o jogo. O Astana, já sem forças, raramente saía para o ataque. Rui Vitória aproveitou para refrescar a equipa, fazendo entrar Pizzi, Fesja e Raul Jimenez para os lugares de Talisca, Samaris e Jonas. No caso do brasileiro, interrompia uma série de cinco jogos seguidos sempre a marcar na Luz.

Até ao apito final, destaque para um falhanço de Raul Jimenez que poderia ter dadoo 3-0.

Rui Vitória estreia-se da melhor forma na Liga dos Campeões, vencendo por 2-0, num jogo em que apenas na segunda parte se viu o verdadeiro Benfica. Gaitán mostrou que continua a ser o melhor reforço para a nova época, ele que esteve nos dois golos e criou os lances de maior perigo do Benfica.