O Zenit venceu, esta terça-feira, o Valencia por 2-0, em encontro da quinta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Shatov (15') e Dzyuba (74') marcaram os golos.

Apesar de já ter o apuramento no bolso, nem por isso o Zenit de André Villas-Boas deixou de encarar a partida com o Valencia com os habituais titulares e a seriedade que tem patenteado ao longo fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Valencia era quem estava obrigado a assumir o controlo do jogo e a vencer para descolar do Gent, mas esta primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio com muita luta a meio campo e poucas oportunidades.

Com uma temperatura a baixo de zero, o Zenit, habituado ao rigoroso inverno, não demorou a aquecer e a chegar ao golo. Criscito através de um cruzamento traiçoeiro, que bateu num adversário, obrigou Rúben Vezo, um dos cinco portugueses em campo, a tirar a bola perto da linha de golo aos 13 minutos.

E o golo chegaria dois minutos depois com Dzyuba a isolar Shatov e este, com frieza, desviou a bola de Doménech e fez o primeiro da partida em S. Petersburgo.

Os espanhóis orientados por Nuno Espírito Santo demoraram a reagir, e a ter ideias para desbloquear as duas linhas de quatro montadas pelo Zenit que diminuíam de sobremaneira os espaços.

Só para lá dos 30 minutos, o Valencia conseguiu chegar com maior perigo mas teve em Paco Alcácer um jogador algo desinspirado. Primeiro cabeceou ao lado (43’), e depois servido por Parejo dominou mal a bola e perdeu uma oportunidade soberana na pequena área para empatar. O resultado ao intervalo refletia o que tinham feito as duas equipas.

Na etapa complementar, o Valencia manteve maior passe de bola, mas continuaram as dificuldades para entrar na área. Santi Mina, entrado na segunda parte, ainda colocou a bola no fundo da baliza, a passe de André Gomes, mas o lance estava anulado por fora de jogo.

Com o Valencia balanceado para o ataque, coube ao Zenit apostar nas transições rápidas criando maior perigo. Aos 74 minutos, Dzyuba haveria de matar o encontro com mais um golo para os russos. Mérito para Danny que combinou com Shatov, recebeu mais à frente e depois, na pequena área, tocou para Dzyuba que só teve de encostar para o segundo do jogo.

Se as coisas já estavam complicadas, pior ficaram com Rúben Vezo a ser expulso. O central travou em falta o rapidíssimo Shatov à entrada da grande área, e o árbitro decidiu mostrar o cartão vermelho.

O tempo depois correu e o Zenit ganhou, continuando a sua caminhada nesta Liga dos Campeões com cinco vitórias em cinco jogos, e os respetivos 15 pontos. Já o Valencia mantém os seis pontos, e pode ser relegado para o terceiro lugar pelo Gent (4 pts) que esta terça-feira joga na casa do Lyon.

Esta partida contou com cinco portugueses entre os titulares. Ruben Vezo, João Cancelo e André Gomes do lado do Valencia; Danny e Luís Neto do lado do Zenit.