O Benfica e o FC Porto são duas das sete equipas que vão lutar pelo acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol na sexta e última jornada da fase de grupos.

Numa ronda em que o Sporting precisa de pontuar no reduto do Legia para ‘salvar’ a Liga Europa, os ‘encarnados’, que recebem o Nápoles, e os portistas, anfitriões do já apurado Leicester, qualificam-se vencendo os seus jogos.

Os ‘oitavos’ serão também uma realidade para Benfica e FC Porto se Besiktas (no reduto do já eliminado Dinamo de Kiev) e FC Copenhaga (na casa do Club Brugge, que ainda não pontuou), respetivamente, não ganharem os seus encontros.

Caso os seus adversários diretos vençam, os dois clubes lusos terão de triunfar, sendo que, na pior das hipóteses, rumam à Liga Europa, o melhor que o Sporting pode conseguir, bastando-lhe para isso pontuar na Polónia.

O Benfica é o primeiro clube luso a entrar em ação, na terça-feira, num Grupo B com três equipas a lutar por dois lugares: o Nápoles lidera, com os mesmos oito pontos dos tricampeões lusos, enquanto o Besiktas é terceiro, com sete.

Após ter falhado a qualificação em Istambul, ao deixar fugir uma vantagem de 3-0, para empatar 3-3, e dias após a perder a invencibilidade no campeonato (1-2 com o Marítimo), a equipa de Rui Vitória precisa de vencer o Nápoles, com o qual perdeu fora por 4-2, para não estar dependente de Kiev.

Caso triunfe, o Benfica não só se qualifica, mas garante também a vitória no agrupamento, enquanto o empate ou a derrota valem o segundo posto, se o Besiktas não ganhar, ou a queda para o terceiro, se os turcos triunfarem.

Os transalpinos qualificam-se empatando, enquanto o desaire só lhes serve se o Besiktas também perder, pois perdem no confronto direto com o conjunto de Ricardo Quaresma.

Ainda na terça-feira, o Paris Saint-Germain apenas precisa de ganhar em casa ao Ludogorets para vencer o Grupo A, já que tem vantagem sobre o Arsenal, de visita ao Basileia, que tem de ganhar pontos aos búlgaros para rumar à Liga Europa.

No Grupo C, os jogos FC Barcelona-Borussia Mönchengladbach e Manchester City-Celtic são para cumprir calendário, tal como, no D, a receção do Bayern Munique ao Atlético de Madrid, enquanto, na Holanda, PSV Eindhoven e Rostov jogam para a Liga Europa, com os holandeses obrigados a ganhar.

Quanto aos embates de quarta-feira, o FC Porto, na ressaca de um suado triunfo sobre o Sporting de Braga, recebe um adversário que já venceu o Grupo G, o estreante Leicester, pelo que poderá beneficiar de algumas poupanças dos campeões ingleses, em situação complicada na ‘Premier League’ (15.º posto, dois pontos acima do 19.º e penúltimo.

Os ‘dragões’, que ainda só ganharam ao Club Brugge (2-1 fora e 1-0 em casa), podem empatar ou perder se o FC Copenhaga não vencer na Bélgica, pois, se os dinamarqueses ganharem, os portistas também têm de vencer, face à desvantagem no confronto direto (1-1 no Dragão e 0-0 na Dinamarca).

Quanto ao Sporting, que no fim de semana bateu em casa o Vitória de Setúbal por 2-0, apenas não pode perder em Varsóvia, frente a um Legia que bateu em Alvalade por 2-0, no único jogo do Grupo F em que o ‘onze’ de Jorge Jesus pontuou. Os polacos somam um ponto, face ao surpreendente 3-3 com os madrilenos.

Os ‘leões’ perderam os dois jogos com o Real Madrid e o Borussia Dortmund, conjuntos que se defrontam no Bernabéu, onde os alemães chegam com dois pontos de avanço, obrigando os detentores do título a vencer para ganharem o agrupamento.

Em França, Lyon e Sevilha procuram juntar-se à Juventus - que recebe o Dinamo de Zagreb e só precisa de vencer para conquistar o Grupo H -, num embate ao qual os espanhóis chegam com mais três pontos e o triunfo por 1-0 conseguido em casa.

No que respeita ao Grupo E, já arrebatado pelo Mónaco, de Leonardo Jardim, com Bayer Leverkusen em segundo, o Tottenham recebe o CSKA Moscovo e só precisa de não perder para seguir para a Liga Europa.

Na sexta ronda, dois recordes de golos na fase de grupos estão em perigo, já que o Borussia Dortmund conta 19, contra os 20 de Manchester United (1998/99), FC Barcelona (2011/12) e Real Madrid (2013/14), e Lionel Messi ostenta nove, contra os 11 de Cristiano Ronaldo (2015/16).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.