Depois do empate com o Villarreal (1-1), na Liga, e a derrota com o Sevilha (2-1), na Taça do Rei, o "Barça" foi implacável em Tenerife, vencendo com golos de Messi (36, 45+1 e 75 minutos) - o último num chapéu que arrancou aplausos dos adeptos adversários -, Carles Puyol (44) e Ezequiel Luna (85), na própria baliza.

Os três golos apontados hoje permitiram a Lionel Messi igualar o espanhol David Villa no topo da tabela dos melhores marcadores, com 12 tentos.

Com este triunfo, o FC Barcelona manteve a liderança, com mais dois pontos do que o Real Madrid, que, mais cedo, tinha derrotado o Maiorca, por 2-0.

Sob neve intensa, que chegou a pintar de branco o relvado do Santiago Bernabéu na segunda parte, o argentino Higuaín inaugurou o marcador, aos oito minutos, e assistiu o espanhol Granero no segundo golo, aos 49,

O português Cristiano Ronaldo voltou a ser titular, tal como Kaká, que regressou à formação "merengue" após lesão, e ainda na primeira parte assistiu o brasileiro, que rematou por cima da trave

O avançado madeirense apenas falhou na finalização, desperdiçando, pelo menos, duas ocasiões de golo, uma em cada parte, frente ao guarda-redes israelita Aouate, que contou com o defesa central luso Nunes a tempo inteiro.

Van der Vaart e Xabi Alonso lesionaram-se durante a partida.

O Valência, com Miguel a titular e Miguel Fernandes a partir dos 82 minutos, venceu no terreno do Xerez, por 3-1, e segurou a terceira posição, aproveitando a derrota do Sevilha (2-1) frente ao Racing Santander.

Mata, aos 10 minutos, Silva, aos 33, e o ex-benfiquista Marchena, aos 69, marcaram os golos da equipa "che", enquanto Calvo, aos 25, apontou o único tento da formação andaluz.