O argentino Pablo Daniel Osvaldo foi a grande figura do encontro, ao marcar, aos oito e 60 minutos, os dois golos do conjunto catalão, que se afastou dos lugares perigosos.

O Sevilha manteve o quarto posto, mas pode perdê-lo para o Maiorca, de Nunes, que soma apenas menos um ponto e recebe domingo o Atlético de Madrid, de Quique Flores, Simão, Reyes e Tiago, “carrasco” do Sporting na Liga Europa.

Nos outros encontros do dia, destaque para o Real Madrid, que se isolou provisoriamente na liderança, três pontos à frente do campeão FC Barcelona, ao receber e bater o Sporting de Gijon por 3-1.

Apesar nos números claros do resultado, o jogo ficou marcado por alguma polémica, sobretudo pelo golo irregular (mas validado pelo árbitro Paradas Romero) de Van der Vaart que iniciou a reviravolta no marcador para os madrilenos.

Para surpresa dos cerca de 78 000 espectadores que rumaram até ao Santiago Bernabeu e de Cristiano Ronaldo, que ficou em "branco", foi o Gijon a primeira equipa a marcar, aos oito minutos do segundo tempo, com um golo de David Barral.

Contudo, Van der Vaart, Xabi Alonso e Gonzalo Higuain (20º golo na liga espanhola) consumaram mais uma reviravolta dos merengues.

Com esta vitória, a nona consecutiva para o campeonato, o Real Madrid passou a somar 68 pontos, contra 65 do “Barça”, campeão mundial, europeu e espanhol em título, que visita domingo o Saragoça.

O Atlético de Madrid, que eliminou quinta-feira o Sporting na Liga Europa, ao empatar 2-2 em Alvalade (0-0 na primeira “mão”), só joga domingo, quando visitar o Maiorca, no confronto que abre a ronda de domingo da 27.ª jornada.