O FC Barcelona ficou hoje em boa posição para alcançar a final da Taça do Rei de Espanha de futebol, ao empatar (1-1) no campo do Valência, apesar de o argentino Lionel Messi ter falhado uma grande penalidade.

No estádio Mestalla, o Valência, com Miguel no onze titular, ainda se colocou em vantagem na primeira mão da meia-final, com um golo do brasileiro Jonas, aos 27 minutos, mas os catalães responderam ainda na primeira parte com o central Puyol a rematar certeiro, após um canto de Fàbregas, aos 35.

A primeira metade da partida ficou ainda marcada por uma saída do guarda-redes dos catalães, José Manuel Pinto, que jogou a bola com as mãos já fora da área, num lance que passou despercebido ao árbitro.

Na segunda parte, Messi podia ter garantido o triunfo ao “Barça”, mas falhou a conversão de uma grande penalidade, a castigar falta de Miguel sobre o espanhol Thiago Alcântara.

O brasileiro Daniel Alves também esteve perto do golo ao atirar com estrondo a bola ao poste.

O jogo da segunda mão está agendado para 08 de fevereiro, no Camp Nou, onde o FC Barcelona vai tentar garantir a sua 36.ª final da Taça do Rei, a segunda consecutiva.

No outro confronto das meias-finais, o Atlethic de Bilbau venceu na terça-feira no campo do Mirandés, da segunda B, por 2-1.