O estádio Santiago Bernabéu recebe esta noite mais um clássico do futebol espanhol entre Real Madrid e Barcelona. Esta será a sexta vez que os dois gigantes de Espanha se encontram no primeiro troféu da época com o Real Madrid em vantagem (5 títulos conquistados ao rival da Catalunha).

O treinador do Real Madrid, José Mourinho, sempre fez uso da comunicação para ganhar vantagem em jogos psicológicos. A posição assumida pelo técnico português de que vencer o Barcelona nesta altura da época não é prioritário é quase uma heresia para os adeptos do Real Madrid, que têm a possibilidade de ganhar em casa um troféu que lhes escapa desde 2008.

O Barcelona vai estrear-se no Santiago Bernabéu com Tito Vilanova como treinador. O técnico espanhol tem a possibilidade de vencer o seu primeiro troféu como treinador e logo em casa do eterno rival.

Do lado do Real Madrid, Mourinho não vai poder contar com Fábio Coentrão, suspenso por dois jogos por insultar o árbitro do encontro com o Getafe mas terá Pepe no eixo da defesa. O Barcelona apresenta-se no Bernabéu com uma vantagem tangencial de 3-2 e com a dúvida de Puyol para o centro da defesa.

Em Espanha, cada “Clássico” entre Real Madrid-Barcelona é sempre encarado como uma batalha de uma Guerra Civil que nunca irá terminar, especialmente quando cada fim de ciclo de uma das equipa significa o ressurgimento do rival como força dominante do futebol espanhol.

Depois de na época passada o Real Madrid ter quebrado a hegemonia do Barcelona, ao praticamente garantir o título espanhol em Camp Nou, esta noite pode ser a confirmação da posição emergente do conjunto branco no futebol espanhol.

O jogo está marcado para as 21h30 no Estádio Santiago Bernabéu em Madrid. Acompanhe o jogo aqui.