O ministro do Trabalho da Colômbia, Rafael Pardo, convidou hoje o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, a juntar-se à luta contra o trabalho infantil no país colombiano, através da implementação de escolas de formação desportiva, nomeadamente de futebol.

Pardo conversou hoje no centro de alto rendimento de Bogotá com o dirigente espanhol, a quem entregou um documento a solicitar que o clube de Madrid e o governo colombiano trabalhem de forma conjunta a favor das crianças e adolescentes do país.

O ministro explicou a Pérez que a política de pôr fim ao trabalho infantil tem estado a resultar, pois conseguiu que, entre 2011 e 2012, cerca de 350 mil menores fossem retirados de atividades não autorizadas por lei.

O dirigente colombiano pediu ao presidente dos “galácticos” para aderir a esta causa através de um “Acordo de Vontades”, para ser implementado através da Fundação Real Madrid, nas regiões onde este problema assume maior gravidade.

O ministro convidou Pérez a construir escolas regionais de futebol infantil e juvenil, sob a liderança da fundação, apoiada pelo Ministério do Trabalho, pela Federação Colombiana de Futebol e com o apoio dos media para «convocar as crianças a brincar e não a trabalhar».

Para divulgar esta iniciativa, Prado também propôs um jogo amigável entre a equipa principal do Real Madrid e os melhores jogadores do campeonato colombiano, bem como usar a imagem dos jogadores da equipa espanhola numa campanha mediática destinada a fortalecer a sua estratégia.