O Valência arrancou hoje um empate (1-1) no “duelo” europeu com o Athletic de Bilbau, em jornada na qual o Atlético de Madrid venceu o Celta de Vigo por 2-1 e “colou” novamente ao Barcelona na liderança.

Com Ricardo Costa no “onze” e Hélder Postiga no banco, o Valência adiantou-se aos 43 com golo do médio argentino Banega, mas o médio Mikel Rico igualou aos 73 para o Athletic. Os bascos, em sexto, e os valencianos, em sétimo, mantiveram-se igualados, agora com 13 pontos, mas foram alcançadas pelo Getafe, que saltou para o quinto posto.

Com um “onze” 100 por cento espanhol, o Getafe recebeu e venceu o Betis, por 3-1: Pedro Leon bisou, aos 16 e 23 minutos, e Adrián Colunga ampliou aos 27, sendo que o tento dos andaluzes foi autogolo de Rafa.

O conjunto madrileno subiu assim ao quinto posto, com 13 pontos, enquanto o Betis é 13.º com oito.

Com Beto e Diogo Figueiras a titulares, o Sevilha sentiu muitas dificuldades para vencer, por 2-1, o “lanterna vermelha” Almeria de Nelson e Hélder Barbosa, que entrou apenas aos 64, já em período de compensação.

O avançado francês Kevin Gameiro (06) inaugurou o marcador, Rodri (23) empatou e, só nos descontos, o médio internacional croata Ivan Rakitic (90+3) garantiu os três pontos aos andaluzes.

O Sevilha respira agora um pouco melhor e é 10.º, com nove pontos, contra os três do Almeria, única equipa que ainda não ganhou na Liga.

Depois de se impor ao FC Porto 2-1 no Dragão, na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid dominou claramente o Celta de Vigo, mas acabou intranquilo com o golo do ex-benfiquista Nolito (71), que respondeu ao “bis” de Diego Costa (42 e 62).

A equipa de Diego Simeone manteve-se na liderança a par do Barcelona, que no sábado venceu o Valladolid por 4-1, com os catalães a darem a volta a desvantagem inicial com golos de Alexis Sanchez (14 e 64), Xavi (52) e Neymar (70), depois de Javi Guerra ter inaugurado o marcador aos 10.

Também sábado, Cristiano Ronaldo “apareceu” em jogo no período de compensação para garantir ao Real Madrid o triunfo, por 3-2, na visita ao Levante, mantendo os “merengues” a cinco pontos de “Barça” e Atlético.