O Athletic Bilbau protagonizou hoje a surpresa da 15.ª jornada da Liga espanhola de futebol ao vencer por 1-0 o FC Barcelona, que volta a estar empatado no topo da classificação com o Atlético de Madrid.

Com as vitórias dos adversários mais próximos, Atlético de Madrid e Real Madrid, o FC Barcelona estava obrigado a ganhar para manter-se isolado no primeiro lugar da Liga espanhola, mas Muniain tinha outros planos.

Assistido por Susaeta, o espanhol quebrou o empate mantido durante 70 minutos, fazendo o 1-0 que garantiu os três pontos aos bascos e a segunda derrota de semana e da temporada aos homens de Tata Martino.

Com esta derrota, a primeira no campeonato espanhol desde 2 de março de 2013, o FC Barcelona mantém os 40 pontos, a mesma pontuação do Atlético de Madrid, e permite a aproximação do Real Madrid, que agora está a apenas três pontos.

Já o Athletic Bilbau, depois de um ano desastroso, sobe ao quarto lugar, com 29 pontos.

Também hoje o Valência, sem portugueses no “onze” inicial, mas com Helder Postiga como suplente utilizado, venceu o Osasuna por 3-0, com um “hat-trick” de Jonas.

O Valência ocupa o nono lugar da Liga espanhola, com 20 pontos.