O presidente da FIFA, Joseph Blatter, lembrou o ex-selecionador espanhol de futebol Luis Aragonés, que morreu hoje, como um histórico do Atlético de Madrid, recordando o título europeu da Espanha em 2008.

“Descanse em paz Luis Aragonés, histórico do Atlético de Madrid e o treinador da seleção espanhola campeã do Euro2008”, escreveu Blatter, na sua conta oficial na rede social Twitter.

O presidente do Real Madrid, Florentino Perez, que enviou condolências à família e ao Atlético de Madrid, lembrou “uma figura lendária, que foi transcendental para uma etapa gloriosa da seleção espanhola”.

“Luis Aragonés demonstrou sempre uma grande personalidade e uma paixão gigantesca pelo futebol. Engrandeceu este desporto e todos os adeptos espanhóis lhe devem gratidão e respeito. A sua trajetória pessoal e profissional foi sempre marcada pela honestidade e pelo trabalho”, referiu.

O atual treinador do Atlético de Madrid, o argentino Diego Simeone, disse que Aragonés “foi um grande homem”, considerando que todos os adeptos do clube estão tristes com a “perda de um homem tão importante para o clube e para o futebol em geral”.

“Tinha um grande respeito pelo Luis. Foi o primeiro que, quando lhe falei da possibilidade de vir para o Atlético de Madrid [em 1994 quando ambos estavam no Sevilha], me disse: ‘E o que estás à espera para ir?’. Foi um grande homem e deixa uma grande recordação a todos que partilharam com ele momentos de futebol e da vida”, recordou.

Luis Aragonés, ex-selecionador espanhol, morreu hoje em Madrid com 75 anos, na clínica Centro de Madrid, onde estava internado.

A trajetória profissional de Luis Aragonés, conhecido como o “sábio de Hortaleza”, foi marcada por diferentes etapas à frente do Atlético de Madrid, clube com o qual conquistou um campeonato da Liga, três Taças do Rei, uma Supertaça de Espanha e uma Taça Intercontinental.

Aragonés foi o técnico que dirigiu a seleção espanhola que se sagrou campeã europeia em 2008, numa prova realizada na Áustria e na Suíça.