Os clubes profissionais de futebol espanhóis reduziram a sua dívida fiscal em 156,8 milhões de euros entre 01 de janeiro de 2012 e 31 de maio de 2013, o que representa uma diminuição de 20,8 por cento.

De acordo com os dados divulgados pela administração fiscal, que foram utilizados pelo governo de Madrid numa resposta parlamentar, a dívida dos clubes da I e II Ligas para com a Autoridade Tributária espanhola ascendia a 752,2 milhões de euros em janeiro de 2012 e foi reduzida para 595,4 milhões em 31 de maio do ano passado.

Esta tendência descrescente surge como consequência do protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, Cultura e Desporto e a Liga de Futebol Profissional (LFP) em abril de 2012, que tinha como objetivo a redução da dívida dos clubes espanhóis à Fazenda pública.

O protocolo foi assinado depois da própria Liga aprovar, no verão de 2011, um regulamento de controlo financeiro para ser aplicado, de forma progressiva, em três temporadas desportivas.

O ministro da Educação, Cultura e Desporto de Espanha, José Ignacio Wert, destacou em dezembro passado "a colaboração incondicional da Liga de Futebol Profissional" para levar os clubes a reduzirem as suas dívidas, tanto ao fisco como à Segurança Social.

O executivo espanhol adiantou, em resposta ao deputado socialista Manuel Pezzi, que a dívida à Segurança Social dos clubes e das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) sofreu uma redução de 6,4 milhões de euros entre janeiro de 2012 e junho de 2013.