Os dirigentes do San Rafael, clube de Ibiza que milita na terceira divisão espanhola, foi enganado por um empresário que, para conseguir acertar a contratação de Edmon Villanueva, inventou um currículo para o seu jogador, segundo relata o diário espanhol Mundo Deportivo.

O jogador de 28 anos afirmava que o seu representante era o ex-jogador do Barcelona Gerard López e que tinha feito a sua formação no Barcelona e tinha jogado em grandes campeonatos europeus como o Nantes, o Houston Dynamo (MLS), o Brindby e o Al-Jazeera. Além disso, ao serviço do clube blaugrana, o futebolista teria conquistado títulos como a Taça do Rey de sub-18 e a Taça da Catalunha de 2005. O empresário chegou mesmo a mostrar alguns vídeos com golos do atleta, o que convenceu os dirigentes do clube balear.

A verdade apenas acabou por se descobrir no momento em que o Villanueva confessou a mentira elaborada pelo seu representante Gerard López Santos. O futebolista clarificou qual havia sido o seu percurso enquanto futebolista: “passei por equipas da Catalunha, depois fui para os EUA estudar e estive a jogar lá”. Quando voltou à Europa, esteve dois anos inativo antes de viajar para França, onde jogou vários encontros particulares na filial do Nantes.

Gerard Villanueva desculpou-se junto dos dirigentes do San Rafael e confessou ainda já ter despedido o seu representante, que nunca lhe havia contado os detalhes da negociação nem que tinha mentido acerca da sua carreira desportiva. O jogador, que iria juntar-se ao plantel a 4 de agosto tem o futuro algo incerto, mas o treinador do clube, Vicente Román, estará a considerar a hipótese de deixar o jogador trabalhar com a equipa para decidir se contratam o futebolista.